06/12/2017 às 08h18min - Atualizada em 06/12/2017 às 08h18min

Pedra com rachadura entre o São Cristóvão e Três Cruzes será desmontada por empresa especializada

Prefeito atende assim indicação do Vereador Pastor Darci José Portela, atual Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina

Edição: Luiz Otávio Meneghite
A pedra fica localizada entre os bairros São Cristóvão e Três Cruzes
O prefeito José Roberto de Oliveira autorizou a Comissão Permanente de Licitação a realizar a contratação de empresa especializada para a execução do desmonte de rocha viva a céu aberto localizada à margem da rua Omar Resende Peres, que faz a ligação entre os bairros São Cristóvão e Três Cruzes. O certame para a escolha da empresa será no dia 20 de dezembro, às 09:00 horas na modalidade Tomada de Preços. Segundo dados técnicos que acompanham o edital publicado na edição 2139, de 4 de dezembro de 2017, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o prazo previsto para a execução do serviço é de dois meses. O custo estimado é de R$83.440,71 com utilização de recursos próprios do Município de Leopoldina.
 
Clique aqui para ver o memorial descritivo da operação
 
Indicação para a obra foi do Vereador Pastor Darci
 
Conforme o jornal Leopoldinense já publicou, o vereador Pastor Darci José Portella havia apresentado a indicação nº 124/17, que foi aprovada por unanimidade durante reunião ordinária realizada no dia 13 de fevereiro deste ano, demonstrando sua preocupação com uma situação que já se arrasta há alguns anos. Quem passa pela BR 116, nas proximidades do acesso ao Bairro São Cristóvão, já teve sua atenção voltada para uma pedra, localizada no morro próximo ao antigo Café Emma, que apresenta uma grande rachadura.  A imagem da pedra impressiona pelo tamanho da rachadura e que, para o vereador Pastor Darci, pode representar risco iminente de deslizamento, causando um desastre de grandes proporções. “O medo é que ela se solte e role morro abaixo”, afirmou o vereador.
 
O Presidente do Legislativo explicou que a pedra está localizada nas proximidades de onde funcionou a Pedreira Pedra Brasil, acima da Rua Omar Resende Peres principal via que liga os bairros São Cristóvão e Três Cruzes, muito utilizada por moradores e trabalhadores dos referidos bairros.  Em sua proposição, o vereador solicita ao setor competente da Prefeitura, em caráter de urgência, que sejam tomadas as providências cabíveis para garantir a integridade dos cidadãos que diariamente passam por aquele local.
 
Darci Portella ressaltou que encaminhou proposição semelhante ao escritório do DNIT, em virtude da proximidade da BR 116, o que confere à situação contornos ainda mais graves. Para comprovar que essa situação já perdura há algum tempo, o Presidente da Câmara lembrou que, em 2013, apresentou a indicação nº 174/2013 com esse mesmo teor e ainda utilizou a tribuna da Câmara, na qualidade de orador inscrito, para denunciar o problema e enfatizar sua preocupação com as possíveis consequências que um acidente daquele porte poderia causar. Como não houve solução para o caso, o vereador reiterou o pedido em 2015, através da indicação nº 31/2015. Tanto nos anos anteriores como agora, as indicações foram aprovadas por unanimidade. “Espero que, após as devidas avaliações, medidas sejam tomadas, proporcionando, assim, tranquilidade aos cidadãos”, frisou Pastor Darci. 
 
Com informações do Diário Oficial dos Municípios Mineiros e da Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »