12/12/2017 às 20h13min - Atualizada em 12/12/2017 às 20h13min

Cadastro de doadores de medula óssea será iniciado nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro

Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar boa saúde.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
A dedicação da equipe do PACE Hemominas é sempre reconhecida
A Supervisora de Gestão do Pólo de Saúde Agostinho Pestana, onde está instalado o PACE Hemominas de Leopoldina, Natália França Bedim, comunicou que o cadastro de doadores de medula óssea anunciado para começar no sábado, 16 de dezembro, terá seu início antecipado para esta quinta-feira, 14 de dezembro, das 08:00 às 16:00 horas e acontecerá sempre às quintas-feiras, mesmo dia de doação de sangue.

O cadastro de doadores

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo, que através do transplante pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Com este avanço, Leopoldina ajudará a salvar milhares de vidas por todo o Brasil.

Como é feito o cadastramento?

O cadastramento é feito através do preenchimento do Formulário de Identificação do candidato a doação de medula e da Assinatura do Termo de Consentimento. Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar boa saúde. No ato do cadastramento será colhida uma pequena amostra de sangue destinada à realização do exame HLA. Este exame vai traçar as características genéticas do candidato e verificar a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para transplante de medula óssea.

http://leopoldinense.com.br/noticia/12840/dia-do-doador-voluntario-de-sangue-foi-comemorado-em-leopoldina

http://leopoldinense.com.br/noticia/12512/posto-de-coleta-do-hemominas-de-leopoldina-autorizado-a-cadastrar-doadores-de-medula-ossea

Fontes de informação> Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina e PACE-Hemominas Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »