21/08/2014 às 11h52min - Atualizada em 21/08/2014 às 11h52min

Olavo Bastos Freire – Pioneiro da Televisão no Brasil

Natural de Leopoldina, nascido em 29 de dezembro de 1915, Olavo Bastos Freire iniciou seus estudos em sua cidade natal, onde também começou a se interessar por rádios. Em 1935 mudou-se para Juiz de Fora, onde trabalhou até 1938, em diversas atividades, como engarrafador em uma fábrica de bebidas, e auxiliar de engenheiro em medições de terreno, no Departamento de Obras da Prefeitura. Neste período, como autodidata, iniciou seus estudos sobre rádios, até se empregar na firma A. Villela & Andrade (depois Casa do Rádio) como técnico, em 1938. Em 1936, quando a BBC de Londres lançou a televisão para o público, Olavo também interessou-se pelo assunto, e começou a estudar a matéria.

Em novembro de 1940 desligou-se da Casa do Rádio e abriu uma oficina de conserto de rádios. No ano seguinte construiu o primeiro osciloscópio, com tubo de raios catódicos, conjugado com monitor de TV em circuito fechado, no Brasil. Em 1946 adquiriu, no Rio de Janeiro, um iconoscópio RCA 1847 (o olho da televisão), iniciando a construção da sua câmera de TV experimental, tendo terminado em dezembro do mesmo ano. Foi quando conseguiu obter a primeira imagem no monitor, da própria câmera.

Em 1947 iniciou a construção do receptor da TV com tela de três polegadas, que ficou pronto no meio do mesmo ano, quando iniciou também a construção do transmissor de televisão, para funcionar na freqüência de 114,7 MHz, terminando em dezembro. Em agosto de 1947 conseguiu transmitir uma imagem pela TV em circuito fechado, a curta distância, e no fim desse mesmo ano conseguiu, pela primeira vez, transmitir uma imagem pela TV em circuito aberto, a curta distância, entre sua oficina, na Rua Marechal Deodoro 373, e a casa de Ademar Fernandes Ribeiro, na mesma rua, no número 368.

No dia 10 de abril de 1948 realizou a primeira transmissão de imagem pela TV, em circuito aberto, entre rádio-amadores no Brasil. Essa transmissão foi feita da Rua Marechal Deodoro 373, com Olavo Bastos, Aloísio Cavalcante Albuquerque – PY4FI - e Roberto Thielmann – PY4FQ, para a residência de Homero Fontes – PY4CB - na Rua Delfim Moreira 248. As experiências culminaram no dia 28 de setembro de 1948, na primeira transmissão e demonstração oficial de televisão totalmente eletrônica e em circuito aberto no Brasil, com a presença do então prefeito Dilermando Cruz e do general Demerval Peixoto, entre outras autoridades e convidados.

Quando Seu Olavo saiu de Juiz de Fora foi para o Sul, onde conheceu os profissionais da Rádio Paranaense. Daí surgiu a oportunidade e a idéia de ingressarem no ramo televisivo. Mas Olavo não se desfez de sua invenção e levou-a para a TV Paranaense.

Segundo relato de Elmo Francfort Ankerkrone chegou a ficar um mês inteiro fazendo um aparelhinho para ligar o transmissor da TV.

Poderia ser considerado o primeiro "controle-remoto" do mundo ou talvez o primeiro e único controle-remoto de ligar um transmissor de televisão.

Ainda de acordo com relato de Renato Mazanek, Olavo criou um sintetizador sonoro, que emitia notinhas (1, 80m de altura e 70 cm de largura) Era um protótipo de um teclado no qual teria composto um samba.

“Por um bom tempo, as listas telefônicas de Curitiba estampavam a história de Olavo Bastos Freire no verso de suas capas. Pelo menos assim preservaram a memória deste grande inventor brasileiro. Seu Olavo não tinha nem dinheiro direito para fazer suas invenções, muito menos para registrá-las. Mas era alguém que merecia ter seus eventos registrados de graça. Ele é para televisão o que o Padre Roberto Landell de Moura foi para rádio. Só que Landell de Moura registrou a rádio, dando sérios problemas com Guglielmo Marconi por causa disso. Quem dera se Olavo tivesse todas as homenagens que merecia...E merece!”

Olavo Bastos Freire Morreu em 2006

Fontes: Funalfa,
Redtc
Museu da TV


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »