19/10/2014 às 10h51min - Atualizada em 19/10/2014 às 10h51min

Leopoldina realizará Exposição da Linhagem Abaiba

Evento promovido pelo Clube do Cavalo de Leopoldina acontece no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis de 5 a 8 de novembro

O Clube do Cavalo de Leopoldina e Cercanias promove no período de 5 a 8 de novembro, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, a  XXVIII Exposição do Cavalo Mangalarga Machador Especializada da Linhagem Abaiba e Convidados.

 

Foram convidados a participar dos julgamentos, Aluizio Maciel Pereira Filho (Morfologia) e Roberto Alves Ribas (Marcha).

 

As inscrições devem ser feitas junto a Três Barras Produções, pelos telefones: (31)3295-3341 / 8423-7822 e no Clube do Cavalo de Leopoldina, pelo telefone: (32) 3441-9385, no horário de 13:00 horas às 17:00 horas. São exigidos: Exame de Mormo, A.I.E., GTA e atestado de Influenza. Contatos pela internet podem ser feitos com Jaqueline pelo e-mail: [email protected] ou Luiz Fernando: [email protected]

 

O evento tem o apoio da Prefeitura de Leopoldina, da Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Instituto Mineiro de Agropecuária, Emater, Haras Rema, Haras Três Tombos e Haras Brucal.

Cavalos Mangalarga Marchador

A raça de Cavalos Mangalarga Marchador é uma das mais conceituadas do mundo e a sua origem remonta a Coudelaria Alter-Real  que veio ao Brasil através de nobres da Corte Portuguesa. A espécie se originou do cruzamento com espécies de lida que em grande parte dos casos tem origem ibérica.

O que se destacou nessa nova linhagem de cavalos era o seu andar muito macio e o seu porte. O nome Mangalarga é uma referência a roupa dos montadores que possuía uma manga bastante larga. O nome Marchador vem dessa ideia de caminhar macio e com um porte bonito.

A Aparência do Cavalo Mangalarga Marchador:

O porte é médio, trata-se de um cavalo ágil e com uma estrutura forte. A expressão desse animal chama bastante a atenção por ser sadia e forte. A sua pele é fina e lisa e tem um temperamento dócil e amigável. Além de qualidades excepcionais, esse cavalo se destaca pela sua aparência.

A cultivação do Cavalo Mangalarga Marchador começou durante o ciclo do ouro, por Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, dono da Campo Alegre, em Minas Gerais. Seu nome foi dado devido a sua forma de andar.

É  um dos melhores cavalos para cavalgar, pois ele garante agilidade, velocidade e uma ótima resistência, além da segurança do seu andamento. É um animal muito dócil e que consegue percorrer grandes distâncias sem cansar. Em um cavalo desta raça, destaca-se sua cabeça, que é longa, os olhos um tanto escuros e sua inteligência.

Não existe um cavalo que não seja dessa espécie que tenha uma marchar como a do Mangalarga Marchador, é o mais confortável do mundo. Quem o monta, normalmente quase não sente o impacto dos seus passos, pois normalmente o animal mantém três patas apoiadas no chão, enquanto outras espécies se apoiam em somente duas. Este cavalo pode ser montado por pessoas de todas as faixas etárias e que tenham ou não conhecimento em montarias.

Este animal normalmente pesa de 350 a 400 quilos, isso no caso do macho. Em fêmeas normalmente o peso é um pouco menor, assim como a altura, tendo o macho em média 151 cm e as fêmeas em torno de 144 cm. Sua pelagem normalmente tem a coloração predominante em castanha e tordilha, mas também pode-se encontrar na cor branca, negra, rosilha ou lobuna, embora seja um tanto mais difícil.

Seu pescoço é leve e de comprimento médio, possui uma crina bem rala, embora sedosa. A cauda é bastante implantada, o sabugo é curto e firme e com a ponta um pouco inclinada para cima quando o animal se locomove.

São sempre bastante fortes e as articulações são salientes, firmes e apuradas. Seus braços são bastante musculosos e curtos, já o antebraço é longo. Seu passo é no estilo andamento marchado, bastante simétrico e de baixa velocidade, já o galope é saltado, com velocidade mediana e muito assimétrica.

A sua alimentação normalmente é feita de concentrados e forragens, mas é importante fazer um bom balanceamento entre eles, pois isso evitará que seu animal sofra com cólicas. Isso sem contar que a hidratação é muito importante.

Hoje, os criadores desta raça contam com uma associação de com mais de doze mil proprietários e criadores da raça. A ABCCMM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador) foi criada para que todos os criadores iniciantes pudessem expor seus animais e usufruíssem dos serviços da associação na parte social.

Para possuir um cavalo desta espécie é necessário desembolsar um bom dinheiro. Os valores podem variar de 3 mil até alguns milhões, conforme a linhagem e o treinamento a que o cavalo foi submetido. É também necessário gastar com medicamentos e cuidados que são essenciais para manter um cavalo forte e bonito.

Fonte: ABCCMM


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »