30/10/2014 às 21h39min - Atualizada em 06/11/2014 às 15h38min

Como Leopoldina ainda tem belas árvores!

Fotografe uma árvore florida e envie-a para publicação nesta página, identificando o local onde ela está e, se possível, o nome do espécime.

Luiz Otávio Meneghite
Sapucaia na rua Dr. Custódio Junqueira.

O leitor do Jornal Leopoldinense Online, Thadeu Silva Furtado, fotografou quase em frente à sua residência, na rua Dr. Custódio Junqueira (perto do Clube do Moinho) uma linda árvore centenária plantada na Chácara do Desengano, que em toda primavera nos brinda com esta linda florada.

O espécime fotografado por Thadeu é a Lecythis pisonis, popularmente conhecida como sapucaia, uma árvore brasileira da família das lecitidáceas. Sua semente é chamada de castanha-de-sapucaia. Pode atingir os cinquenta metros de altura e um metro de diâmetro, ainda que a maioria ronde os cinco a quinze metros de altura e os trinta centímetros de diâmetro. O tronco tem fissuras profundas.

Os frutos, enormes, levam cerca de dez meses para atingir a maturação (agosto ou setembro) depois da floração, que ocorre logo a seguir, em outubro. O morcego frugívero é responsável pelo principal processo de disseminação de sementes, sendo atraídos pelo alimento que é proporcionado numa extremidade das sementes.

Como não é a única árvore bonita na cidade, não deixe de registrar e perpetuar suas belezas. Se você tem alguma árvore florida próximo de sua casa, sitio, chácara ou mesmo na beira de uma estrada, fotografe-a e envie-a para publicação nesta página, identificando o local onde ela está e, se possível, o nome do espécime.

Utilize os e-mail’s: [email protected] ou [email protected]

---------------------------------------------------------------------------

O Professor Júlio César Nogueira Gesualdo ‘Pulê’, do Cefet-Leopoldina, atendeu ao apelo do jornal e enviou fotos de 4 espécimes (veja na galeria de fotos) localizados em pontos distintos do Município. Duas delas estão identificadas, uma Sapucaia,na estrada de chão que sai do Bela Vista por cima e chega na Saboral, em Vista Alegre  e um Ipê Roxo, na estrada da Serra dos Netos chegando por trás do Pato Roco. As outras duas se assemelham a ervas de passarinho.A amarelinha, na Serra dos Netos e a outra num pasto após o distrito de Providência, à esquerda .

O leitor e colaborador do Leopoldinense, José Eduardo Alvim também enviou diversas fotografias de sua autoria, realizadas em diversos pontos da cidade

Se você pode identificá-las, envie uma mensagem ao jornal utilizando os e-mail’s: [email protected] ou [email protected]

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »