15/11/2014 às 11h40min - Atualizada em 16/11/2014 às 09h09min

Cidade recebe quadro com fotografia oficial da Princesa Leopoldina

Doação foi feita pelo bisneto Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança e deve ser a primeira peça histórica do futuro Centro Cultural no antigo Fórum.

O bisneto da Princesa Dona Leopoldina, Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança, doou para o município um quadro com uma fotografia da Princesa Dona Leopoldina.

O bisneto da Princesa Dona Leopoldina, Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança, doou para o município um quadro com uma fotografia da Princesa Dona Leopoldina, segunda filha do Imperador Dom Pedro II, que deu seu nome à cidade de Leopoldina, que ainda não possuía nenhum retrato da Princesa.

Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança é uma das figuras mais carismáticas da Família Imperial Brasileira. É historiador com diversos livros publicados no Brasil.

Austríaco naturalizado brasileiro, Carlos Tasso é o filho mais velho da princesa Tereza Cristina de Saxe-Coburgo e Bragança, a terceira filha do barão Lamoral Taxis de Bordogna e Valnigra. Ele tem duas irmãs, Alice e Maria Cristina, e um irmão mais novo, Filipe.

Sua dedicação ao estudo da História do Brasil começou quando ainda era jovem. Realizou seus estudos na Áustria, Itália  e no Brasil, no tradicional Colégio Santo Inácio e na Pontifícia Universidade Católica, ambas instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Publicou vários trabalhos e até hoje realiza pesquisas históricas e econômicas relativas ao Brasil. Desde 1966 é um membro do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRGS), estando envolvido também com outras entidades culturais. Também, foi presidente do Rotary International italiano entre 1992 e 1993.

Entrevista à coluna Ponto & Vírgula do Leopoldinense  

Princesa Leopoldina

Nascida no Rio de Janeiro em 13 de julho de 1847 e falecida em Viena, Áustria, em 7 de fevereiro de 1871, aos 24 anos incompletos, Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon ou simplesmente Princesa Leopoldina, era filha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina.

Princesa do Brasil desde o seu nascimento, Dona Leopoldina renunciou aos seus títulos ao casar-se com Luiz Augusto de Saxe-Coburgo-Gora, assumindo então os títulos de Princesa de Saxe-Coburgo-Gora e Duquesa de Saxe.

A princesa também foi a segunda na linha de sucessão ao trono do Império do Brasil, mesmo após o casamento de sua irmã mais velha, a Princesa Dona Isabel  devido às dificuldades desta em gerar herdeiros. Após sua morte prematura, seus dois filhos mais velhos foram reconhecidos como príncipes brasileiros e herdeiros presuntivos  da coroa até que dona Isabel tivesse seu primeiro filho. A partir daí, originou-se o chamado ramo de Saxe-Coburgo e Bragança, da Casa Imperial do Brasil, ao qual pertence seu bisneto Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança, que acaba de fazer a doação do quadro com a foto da Princesa Leopoldina.

Ao receber o presente em nome do município, o  prefeito José Roberto de Oliveira revelou que o quadro será a primeira peça histórica que vai compor o futuro Centro Cultural no prédio do antigo Fórum, junto à Praça Félix Martins.

Nota da Redação: As informações são de Jean Menezes, que também cedeu a foto do casal Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança e Dona Walburga de Habsburgo. A foto do prefeito ao lado do quadro da Princesa Leopoldina é de Wendel Nogueira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »