15/11/2014 às 17h40min - Atualizada em 15/11/2014 às 17h40min

Maioria dos leitores acha que oposição deve ser construtiva

Se todos agissem com o mesmo propósito, situação e oposição, os resultados positivos de quatro anos de um mandato seriam infinitamente melhores e maiores.

Luiz Otávio Meneghite

A enquete que ficou disponível para votação no período de 7 a 14/11 pretendeu saber o que pensa o leitor do Jornal Leopoldinense Online sobre ‘Como deve ser a oposição em todos os níveis de governo?’

O tema me pareceu oportuno porque estamos mal saídos de uma disputada eleição presidencial e o comportamento de quem foi derrotado não nos parece ser de uma oposição sadia, que apresente idéias e soluções construtivas. Ao contrário, não assimilando ainda o resultado das urnas, tentam desconstruir quem venceu apelando até para a insinuação de que houve fraude nas urnas eletrônicas, baseados em boatos espalhados em redes sociais na internet. Perderam uma boa oportunidade de aceitar o resultado com humildade.

O radicalismo, o terrorismo, a chantagem e o oportunismo nunca me pareceram bons conselheiros. Aprendi, depois de mais seis décadas de vida, que ‘ressentimentos não se dissipam. Eles ficam e cobram um preço. Cedo ou tarde a conta chega’. Na mesma linha, ‘Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra’. Esses dois pensamentos foram publicados nas duas últimas edições impressas do jornal Leopoldinense e refletem a realidade.

Na reta final da campanha presidencial assistimos o candidato que depois se viu derrotado, pregando a união de todos os brasileiros após o resultado da eleição. Divulgado o resultado, as primeiras palavras de quem venceu e de quem perdeu, sugeriam o diálogo. Durou poucos dias o discurso de quem perdeu e o ressentimento se juntou à agressividade que se vê nos últimos dias e que não servirá para nada além do acirramento dos ânimos. Resistem em desmontar os palanques.

Penso que, se todos nós queremos o melhor para o Município, para o Estado e para o País, deveríamos compartilhar as boas idéias, aceitarmos as boas sugestões, unirmos forças para superarmos as dificuldades que se apresentam no dia a dia.

Dentro de uma linha de raciocínio lógico, os esforços somados resultariam em mais benefícios para o cidadão que é o alvo de todos os discursos durante uma campanha política. Imaginem quanto tempo seria ganho se não houvesse prioritariamente a preocupação de fazer uma oposição radical, terrorista e chantagista. Se todos agissem com o mesmo propósito, situação e oposição, os resultados positivos de quatro anos de um mandato seriam infinitamente melhores e maiores. Infelizmente, os discursos que estamos ouvindo revelam mágoas profundas que parecem não ter fim. Tem muita gente que gosta de assistir o circo pegar fogo e do quanto pior, melhor. Isso acontece em todas as esferas de Governo.

Felizmente, a maioria dos leitores que votou na enquete prefere que a oposição seja feita de forma construtiva. Participaram da enquete, 232 leitores. Eis o resultado:

Como deve ser a oposição em todos os níveis de governo?

1º)Construtiva...............................................................51,5%

2º)Terrorista..................................................................15,2%

3º)Oportunista...............................................................12,1%

4º)Impiedosa................................................................. 9,1%

5º)Radical......................................................................6,1%

6º)Empate: Chantagista e Destrutiva..............................3,0% cada


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »