21/11/2014 às 13h39min - Atualizada em 21/11/2014 às 13h39min

Edilson, o Declamador de Augusto

Edilson declamando versos de Augusto dos Anjos na redação do GLN

Durante as comemorações dos 100 anos de morte do poeta Augusto dos Anjos em Leopoldina, um personagem chamou a atenção de todos. Trata-se de Edilson Dias Fernandes, natural de Brejo do Cruz, cidadezinha localizada no sertão paraibano.

Ele veio da Paraíba de ônibus com seus próprios recursos após tomar conhecimento dos eventos programados em Leopoldina, através do site do Jornal Leopoldinense Online, segundo suas próprias palavras.

Fã de Augusto e declamador de seus versos, o ator teatral e de circo, após uma cansativa viagem, 'carregado de eletricidade’, se fez presente em quase todos os momentos relacionados na programação oficial e dos não oficiais, em todos eles fazendo questão de declamar versos de Augusto dos Anjos.

Foi assim junto ao túmulo no Cemitério N.S. do Carmo, no auditório do Cefet, na Casa de Leitura, no Museu Espaço dos Anjos, na escadaria da Catedral, na Escola Estadual Augusto dos Anjos, no saguão do Hotel Ritson até na redação do Jornal Leopoldinense onde foi fotografado por Luciano Baia Meneghite ao lado do editor Luiz Otávio Meneghite. Irriquieto, ele aproveitou cada momento em Leopoldina onde conheceu autoridades locais e quase toda a comissão organizadora do evento. Espontâneo, por onde passou chamou a atenção das pessoas pedindo-as para ouvirem versos do poeta de Augusto dos Anjos.

Há pouco ele  recebeu voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa, Capital da Paraiba, pelos serviços prestados na área da cultura paraibana. Natural de Brejo de Cruz, na Paraíba, que ele faz questão de frisar ser a mesma terra de Zé Ramalho,  ele já desempenhou vários papéis nas artes cênicas e de liderança no cenário cultural do Estado.

Em Leopoldina, ele fez questão de visitar a Redação do jornal Leopoldinense, onde foi recebido pelo editor Luiz Otávio Meneghite. Segundo Edilson, ele tomou conhecimento dos eventos sobre Augusto dos Anjos, lendo o site www.leopoldinense.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »