22/11/2014 às 12h22min - Atualizada em 22/11/2014 às 12h22min

Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Leopoldina

Peça teatral criada e encenada pelo ator Bruno Soares na Casa de Leitura chamou a atenção para um problema real.

Na ocasião foi apresentado um diagnóstico da violência sexual contra crianças e adolescentes em Leopoldina.

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social vem trabalhando com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de não haver omissão frente à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Como instrumento de reflexão sobre o papel que todos nós cidadãos temos na luta contra esse tipo de violência, foi realizado, nesta quinta-feirea,  dia 20 de novembro, na Casa de Leitura Lya Botelho o Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A abertura foi feita por Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas, Secretária de Assistência Social do Município e  em seguida houve uma apresentação teatral criada e encenada pelo ator Bruno Soares, que de uma maneira lúdica, chamou a atenção para um problema real.

Durante o evento a Psicóloga Dra. Valéria Amancio, enfatizou a necessidade de que, a partir da quebra do silêncio, possa se tomar conhecimento dessas práticas de violência e então diminuir a intensidade dessas ocorrências, e oferecer assistência necessária às vitimas.

Na ocasião foi apresentado ainda o diagnóstico acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes no Município de Leopoldina, desenvolvido por uma equipe de professores e alunos pesquisadores da UEMG – Unidade Leopoldina, que mostrou os números elevados de casos ocorridos nos últimos 2 anos. O levantamento foi realizado por amostragem em todas as políticas do Município que realizam direta e indiretamente o atendimento de crianças e adolescentes.

Para finalizar houve uma discussão em grupos sobre como as instituições procedem diante a ocorrência do abuso e exploração sexual, as maiores dificuldades encontradas pelas mesmas, bem como, o que as instituições pensam acerca dos dados obtidos no diagnóstico. Para além da discussão, as instituições em seus representantes, puderam verificar a necessidade de aprimoramento no atendimento das ocorrências de violência sexual de crianças e adolescentes no Município e se dispuseram a contribuir nesse sentido.

Fonte: Rhanna Pimentel com foto de Thaís Dias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »