23/11/2014 às 12h21min - Atualizada em 23/11/2014 às 12h21min

Juizado Especial da Comarca de Leopoldina realiza 135 audiências esta semana

Elas serão presididas pelo Juiz Dr. Gustavo Vargas de Mendonça e integram a Semana da Conciliação que vai de segunda, ,24 até sexta 28 de novembro

Fórum Dr. José Gomes Domingues, da Comarca de Leopoldina

Em Minas Gerais, cerca de 18,5 mil audiências serão realizadas durante a Semana Nacional da Conciliação, que acontece no período de 24 a 28 de novembro em todo o país. Irão participar 130 comarcas e 48 unidades dos Juizados Especiais, num trabalho que irá mobilizar um total de 269 varas. Na Justiça comum serão realizadas 9.668 audiências e nos Juizados Especiais, 8.878. No Juizado Especial da Comarca de Leopoldina serão realizadas 135 audiências presididas pelo Juiz Dr. Gustavo Vargas de Mendonça

A Semana Nacional da Conciliação é uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros. O trabalho consiste na seleção de processos passíveis de acordo e na intimação das partes envolvidas. A medida faz parte da meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de reduzir o grande estoque de processos na Justiça brasileira.

A semana integra o Movimento pela Conciliação, criado com o objetivo de solucionar conflitos consensualmente, por meio da conciliação e da mediação. O conciliador, ou mediador, atua no sentido de facilitar, de forma rápida e eficaz, o acordo entre os envolvidos, evitando um confronto na Justiça.

Desde 2006, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) adere à causa, sendo que as audiências de conciliação podem ser realizadas o ano inteiro, não apenas durante a Semana Nacional da Conciliação. O TJMG também possui diversas unidades do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace), criadas por meio do Convênio 185/2011, firmado pela 3ª Vice-Presidência e por diversas entidades empresariais. Os postos tratam exclusivamente de tentativas de acordos pré-processuais de conflitos relacionados ao consumo e de questões empresariais.

 Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG - Unidade Goiás
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »