27/11/2014 às 08h18min - Atualizada em 28/11/2014 às 08h38min

Emprego formal tem saldo positivo de 342 postos em Leopoldina de janeiro a outubro

A variação positiva absoluta na microrregião de Cataguases foi de 462 empregos, portanto, uma diferença de apenas 120 postos de trabalho em relação à Leopoldina.

Luiz Otávio Meneghite
Eletrozema em fase de seleção dos funcionários para seu Centro de Distribuição.( Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina )

De acordo com dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira, 14/11, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o mercado formal brasileiro gerou em 2014 um total de 912.287 postos de trabalho.

Em Minas Gerais, o número de admissões no período de janeiro a outubro de 2014 foi de 2.012.367, enquanto o de desligamentos foi de 1.948.941 num saldo positivo de 63.426 postos de trabalho formal.

Em Leopoldina, no período de janeiro a outubro deste ano houve 3.548 admissões e 3.206 desligamentos com um saldo positivo de 342 postos de trabalho formal. Estão cadastrados no Caged 2.897 estabelecimentos em Leopoldina, que geram 9.986 empregos formais.

No mesmo período, na Microrregião de Cataguases, onde Leopoldina está inserida, o número de admissões foi de 10.829 e o de desligamentos de 10.367 com a variação positiva absoluta de 462 empregos, portanto, uma diferença de apenas 120 postos de trabalho em relação à Leopoldina.

Compõem a microrregião de Cataguases 13 municípios: Santana de Cataguases, Dona Eusébia, Laranjal, Palma, Itamarati de Minas, Recreio, Leopoldina, Argirita, Pirapetinga, Santo António do Aventureiro, Estrela D'Alva, Volta Grande e Além Paraíba.

Oferecer facilidades para quem quer investir no município, é a ordem.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Leopoldina, Valter Carlos Gonçalves de Matos, comemora os números e atribui o bom resultado à determinação do prefeito José Roberto de Oliveira em oferecer todas as facilidades à disposição dos empresários que pretendem chegar a Leopoldina. Foi assim com o Bahamas, com o Grupo Zema, com a Sol & Neve, com O Boticário e mais recentemente com as Lojas Americanas e a Coutinho & Coutinho. Ele lembra que com a entrada em funcionamento dessas novas empresas em Leopoldina, os números favoráveis demonstrados pelo Caged tendem a crescer.

Obras públicas contribuíram para índice positivo

Para o prefeito José Roberto de Oliveira, “além dos investimentos da iniciativa privada com o apoio do Poder Público, deve-se levar também em conta o grande número de frentes de trabalho abertas em vários pontos do município com a contratação de obras públicas que vão desde a pavimentação de ruas, construção de capelas mortuárias, unidades básicas de saúde, construção de pontes, instalação de parques infantis e equipamentos esportivos, reformas de prédios públicos como o que abriga hoje o CISUM e o conjunto de instalações novas já concluídas na área de saúde e assistência social no terreno da antiga fábrica de sacos”, lista o prefeito. Ele garante que se depender da Prefeitura de Leopoldina, muitas obras públicas ainda serão feitas, algumas já licitadas e outras em formatação.  

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Fonte:  Caged e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Leopoldina

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »