15/12/2014 às 14h44min - Atualizada em 15/12/2014 às 14h44min

Banquete servido ao Imperador Dom Pedro II em Leopoldina é divulgado em livro

Sua Majestade Imperial veio à cidade de Leopoldina, no dia 31 de abril de 1881

No livro Os Banquetes do Imperador são reunidos os cardápios da coleção do Imperador Dom Pedro II.

No belíssimo livro: "Os Banquetes do Imperador", em que são reunidos os cardápios da coleção do Imperador Dom Pedro II, que estão no acervo da Biblioteca Nacional,existe uma surpresa que diz respeito a cidade de Leopoldina.Trata-se do "Banquete oferecido à SS. MM. II. por ocasião de sua chegada à cidade de Leopoldina, no dia 31 de abril de 1881"

Transcrevemos do Menu os pratos servidos aos Imperiais visitantes:

Omelete à Imperatriz
Peixe do Rio Pomba
Filé bovino com cogumelos
Costeleta de cordeiro com ervilhas
Maionese de lavagante à Leopoldina
Perua à moda do Império
Perua recheada com trufas
Presunto à maneira de York (Inglaterra),decorado
Pernil de carneiro assado
Aspargos na manteiga
Salada de frutas à Lima Duarte
Pudim à diplomata
Sorvete de creme servido em forma de queijo
Sobremesa variada

O Menu é todo impresso em francês e acompanham os vinhos, licores e champagnes.
Poucas cidades brasileiras podem se dar ao luxo de ter preservado o cardápio,do que foi servido ao Imperador Dom Pedro II e comitiva,nas suas viagens pelo Brasil.No presente caso se deve a preservação do cardápio ao próprio soberano,aliás sinal de que gostou do que foi servido.

Este livro reúne 140 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II. Os documentos foram doados pelo Imperador à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro pouco antes de sua morte e figuram como preciosos registros dentre as milhares de peças que compõem a Collecção D. Theresa Christina Maria.

Os cardápios apresentam-se em sua maioria em francês e foram traduzidos e interpretados integralmente, constituindo-se como enorme contribuição ao entendimento da gastronomia francesa do século XIX e sua influência na formação gastronômica brasileira.

A obra traz ainda um capítulo com a descrição e comentários dos principais livros de cozinha do século XIX e sobre as origens da culinária brasileira deste período. De certa forma mais acadêmico, este anexo contém dados históricos ainda pouco conhecidos sobre esta bibliografia culinária e situa o leitor com informações sobre a produção gastronômica no Brasil imperial.

O leitor iniciante no universo da gastronomia encontra a explicação dos termos e definições que deram origem aos menus, imagens históricas dos primeiros cardápios impressos e textos sobre a nascente arte do design e o processo de impressão no Brasil.

Fonte: Jean Menezes do Carmo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »