15/12/2014 às 17h27min - Atualizada em 15/12/2014 às 17h27min

Da desapropriação ao movimento histórico dos 100 anos de morte de Augusto dos Anjos

Elogios foram recebidos de várias pessoas que vieram prestigiar nossas atividades culturais em celebração dos cem anos sem o poeta

Em meados do ano de 2008, Leopoldina foi agraciada com uma ótima notícia: o imóvel que abriga o Museu Espaço dos Anjos foi desapropriado pelo prefeito José Roberto de Oliveira. Essa iniciativa foi um grande passo para a conclusão de um sonho antigo, idealizado pelo artista plástico Luíz Raphael Domingues Rosa. Nosso Museu passou então a ser um compromisso do poder público, que vem cumprindo muito bem sua função de mantenedor.

Esse ano o Museu Espaço dos Anjos viveu um momento histórico com o Centenário de morte do Poeta Augusto dos Anjos. O destino fez com que o responsável pela desapropriação fosse o anfitrião de uma grandiosa festa cultural. O prefeito José Roberto de Oliveira nunca escondeu sua admiração pelo poeta. Em várias declarações ele afirmou que o nosso poeta é o mais importante poeta brasileiro, haja vista seu empenho pessoal de garantir a realização do mega evento.

O prefeito fez questão de acompanhar de perto cada etapa do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, do projeto de elaboração até a execução de cada evento e não poupou esforços nem recursos para que a festa ficasse maravilhosa. Muitos elogios foram recebidos por toda a população leopoldinense e também de várias pessoas que vieram prestigiar nossas atividades culturais em celebração dos cem anos sem o poeta.

Foram inúmeras homenagens, a prefeitura municipal de Leopoldina proporcionou a comunidade encontros literários, oficinas, saraus de poesias, mesas redondas, palestras e lançamentos de livros. Ao todo foram lançados quatro livros, e são eles: Belo como o abismo de Elias Fajardo, Cutubas: clube de negros, território de bambas de Margareth Cordeiro Franklin, Fragmentos da história: O Leopoldinense -1881 e Augusto dos Anjos em Quadrinhos do paraibano Jairo César. Todos esses lançamentos foram realizados no Museu Espaço dos Anjos em um clima bucólico com boa música e boa comida, servida em coquetéis para os presentes.

A Academia Leopoldinense de Letras e Artes foi uma parceria muito importante, tanto na programação do evento como também na organização do Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos. Seus acadêmicos têm colaborado bastante com os eventos culturais promovidos pela Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Programação extensa do centenário de morte do poeta Augusto dos Anjos

As homenagens tiveram início em 17 de outubro com a tradicional visita ao túmulo do poeta, com a participação do Grupo Café com poesias de Juiz de Fora. Após a visita o Museu foi palco de uma linda homenagem com um sarau de poesia.

Na sexta-feira, dia 24 de outubro tivemos atrações culturais o dia inteiro. Durante a tarde ocorreu uma oficina de declamação com as professoras Begma Tavares e Glaucia Costa. Vale ressaltar que a oficina foi um sucesso. Recebeu participantes até do Estado de São Paulo. Mais tarde o público apreciou a palestra da acadêmica Maria José Ladeira Garcia, em seguida houve uma bela apresentação da acadêmica Glória Barroso de quatro poesias de Augusto dos Anjos. Ao final a professora Margareth Cordeiro Franklin lançou seu livro Cutubas: clube de negros, território de bambas em seguida foi servido um delicioso coquetel.

No dia 29 de outubro o Grupo Antique fez uma bela apresentação unindo poesias e músicas eruditas. Na ocasião houve uma homenagem ao poeta Augusto dos Anjos. Esse evento foi realizado no Espaço Porão Odilon Barbosa.

Dia 31 de outubro também houve atividades culturais durante todo o dia. Durante a tarde a professora Amanda de Oliveira Almeida ministrou uma Oficina de Fanzine com o tema Augusto dos Anjos e suas poesias. A oficina é uma importante ferramenta para estimular a criatividade. À noite o público apreciou uma palestra do acadêmico Elias Fajardo sobre o artista plástico Luíz Raphael Domingues Rosa. Elias também lançou seu livro Belo como o abismo. Logo após a secretária Jussara de Almeida Thomáz lançou a exposição Mago das cores, uma homenagem com imagens de quadros de Luíz Raphael Domingues Rosa e em seguida foi servido um delicioso coquetel.

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de novembro recebemos os acadêmicos da Academia Paraibana de Letras que foram recebidos pelo prefeito José Roberto de Oliveira em uma tarde muito agradável no Museu Espaço dos Anjos.

Monsenhor Chamel celebrou uma missa em latim na Capela do Asilo Santo Antônio. Embora tenha sido um dia de forte chuva, a missa teve um público expressivo.

Houve também uma apresentação do Coral São Gregório Magno e logo após foi a apresentação da palestra Augusto dos Anjos por alguns biógrafos, proferida pelos pesquisadores Nilza Cantoni e José Luíz Machado. Ao final a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo  Jussara de Almeida Thomáz lançou o calendário Comemorativo do Centenário 2015. Um trabalho muito delicado que homenageia a cidade leopoldinense e ao mesmo tempo celebra o centenário do poeta.

No dia 10 de novembro, o Secretário de Cultura da cidade de Sapé, Jairo César lançou seu livro Augusto dos Anjos em quadrinhos.

Na terça-feira, 11 de outubro o Secretário de Educação da cidade de Sapé, Ewerton Santos proferiu uma emocionante mensagem do prefeito de Sapé Alberto Feliciano ao prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, que ao receber a mensagem proferiu palavras de agradecimento e alegria, retribuindo a mensagem. Logo após houve uma Mesa redonda com os seguintes escritores: Jairo César, Natania Nogueira e Guilherme Garcia. Ainda no mesmo dia o Grupo Violão Enluarado do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.

Celebrando o centenário de morte do poeta Augusto dos Anjos

No dia 12 de novembro o dia foi todo de homenagens a data exata do centenário de morte de Augusto dos Anjos foi de muita emoção. Pela manhã no Museu Espaço dos Anjos houve o descerramento da Placa Comemorativa pelo prefeito municipal, o lançamento do Selo comemorativo dos cem anos de morte e ainda houve uma reunião da câmara municipal no Museu com a presença dos vereadores que conferiu ao pesquisador Alexei Bueno a honraria de Cidadão Honorário Leopoldinense. Vale ressaltar a emoção dos presentes nas solenidades.

À tarde foi o momento das homenagens no túmulo do poeta com um sarau de poesias que contou com as escolas: Escola Estadual Augusto dos Anjos e Conhecer. Para fechar o dia com chave de ouro o Grupo de teatro Seiva de Luz fez uma linda apresentação com a peça Augusto dos Anjos em Cord”EU no auditório do CEFET.

As comunicações acadêmicas ocorreram no dia 13 de novembro, com a presença ilustre de Dona Selma Fialho, filha da viúva de Augusto dos Anjos, que mesmo com idade avançada de mais de 90 anos veio de São Paulo para prestigiar o evento.

A grande final do Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, que por motivos climáticos foi transferido para o auditório do CEFET aconteceu no dia 14 de novembro. Foi uma noite belíssima com muita poesia, destacamos aqui a excelência do concurso, que esse ano bateu o recorde de inscrições e contou com a presença de 06 dos finalistas do concurso.

É com muita honra que a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo encerra essa programação agradecendo a presença de todos e de cada um que participou direta ou indiretamente desse processo. Um agradecimento especial ao prefeito municipal, chefe do executivo, José Roberto de Oliveira que foi o grande responsável por esse movimento cultural que marcou a cidade nesse evento histórico e comemorativo.

Fonte: Wendell Nogueira – Prefeitura de Leopoldina

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »