28/12/2014 às 15h56min - Atualizada em 30/12/2014 às 21h11min

Cerca de 63,7% dos leopoldinenses utilizam algum meio de transporte

Os que andam a pé diariamente representam 36,2% da população

Luiz Otávio Meneghite
Quem circula pela zona urbana de Leopoldina percebe como é grande o número de veículos existentes. (Luciano Baía Meneghite 10/03/2014)

Leopoldina tem uma população estimada de 53.032 habitantes, em números de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O município todo ocupa uma área territorial  de 943 km², considerando a sede, que é a cidade, e os distritos de Abaiba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas.

É uma área tão grande que faz divisas com outros 12 municípios: Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Descoberto, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Laranjal, Pirapetinga, Recreio, Santo Antonio do Aventureiro, São João Nepomuceno e Volta Grande.Convenhamos, é muito chão e para se deslocar nesta área toda é necessário o uso dos mais variados meios de transporte que estiverem ao alcance de cada um.

A enquete disponibilizada para votação pelos leitores ficou no ar durante uma semana, de 19 a 26/12/2014  proporcionou como opções de respostas: andar a pé, automóvel, bicicleta, cavalo, charrete, motocicleta, ônibus e a opção outros que a oportunidade e a imaginação criativa dos leitores tiverem em mente.

Lembro-me de que, quando trabalhei na Prefeitura de Leopoldina, uma professora de comunidade rural ia para a escola em que trabalhava de canoa, atravessando duas vezes por dia, de segunda a sexta, o rio Pomba e com ela levava e trazia alguns alunos. Na mesma condição dessa professora, cujo nome me falta à memória, outros professores e alunos iam e voltavam das escola em lombo de cavalos ou burros, de charretes, carroças e até de carro de boi. Só bem mais tarde, com a extinção gradativa das escolas rurais(e Leopoldina tinha dezenas delas), foram introduzidas as famosas kombis escolares e onde as estradas permitiam, até ônibus transportando alunos da  roça para a cidade e vice-versa.

Quem circula pela zona urbana de Leopoldina percebe como é grande o número de veículos existentes, quantidade que aumenta consideravelmente nos minutos que antecedem a entrada das aulas e nos minutos seguintes ao seu término.

Em relação à frota automobilística de Leopoldina, em 2012  foram contabilizados 16.575 veículos, segundo dados obtidos na Wikipédia. Não conseguimos os números relativos às bicicletas e motocicletas, mas é visível que é cada vez mais crescente o número delas em circulação. Os ônibus urbanos estão sempre cheios com maior número de passageiros também nos horários que antecedem o início das aulas e depois delas.

Como opção isolada venceu a enquete o número de pessoas que andam à pé de casa para o trabalho e vice versa. Quem duvidar dos números revelados ai embaixo, recomendo acordar bem cedo e observar o ir e vir de pedestres apenas na ‘rua dos camelôs’. São milhares todos os dias, menos aos domingos, claro. Mais por necessidade e até por falta de grana para pagar o transporte, esse grupo de pessoas está contribuindo não só com a própria cidade diminuindo os congestionamentos mas também e principalmente com a sua saúde, pois caminhar é um dos exercícios mais recomendados pelos médicos.

Enquete

 

Qual o meio de transporte você usa diariamente?

 

Ando a pé

36,2%

Automóvel

17,2%

Motocicleta

13,8%

Ônibus

10,3%

Bicicleta

8,6%

Outros

6,9%

Charrete

5,2%

Cavalo

1,7%

Participaram da enquete: 243 leitores

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »