20/01/2015 às 15h35min - Atualizada em 20/01/2015 às 15h35min

Professor recebe prêmio em Brasília

As inovações fazem parte de um projeto iniciado há quatro anos com alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, de Leopoldina.

Rodolfo e sua esposa Cristiane, também professora, com o prêmio recebido.

Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) ​entrega​ram na noite do dia 16/12/2014, em Brasília, o Prêmio VIVALEITURA 2014. O evento foi realizado no Salão Nobre na Câmara dos Deputados. O objetivo da premiação é estimular e fomentar a leitura, seu papel na educação e reconhecer boas práticas.

Entre os premiados o professor de história da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, Rodolfo Alves Pereira, que criou um blogue e um aplicativo para incentivar a leitura de textos históricos pelos alunos. Ele garante que os estudantes ganharam habilidade na leitura, capacidade de articular ideias e argumentos de forma escrita e se tornaram mais reflexivos.

As inovações fazem parte do projeto ‘O Celular como Ferramenta de Leitura e de Aprendizagem’, iniciado há quatro anos com alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, localizada no bairro Pirineus, em  Leopoldina. Em agosto do ano passado ─ até então, era usado apenas o telefone celular ─, o professor criou o aplicativo Acrópole APP para facilitar o acesso dos alunos aos textos e conteúdos por ele postados no blogue.

O Acrópole APP permite a postagem de textos de diversos gêneros, com notícias, mapas e pinturas. “Todo tipo de documento que sirva como fonte histórica de leitura e pesquisa em nossas aulas”, ressalta o professor. As novidades tornaram as aulas mais atrativas. Os estudantes passaram a ler mais e a registrar reflexões sobre os textos. “Muitas dessas reflexões são postadas no blogue e tornam os alunos produtores do conhecimento, na medida em que se posicionam e têm seus trabalhos publicados”, explica Rodolfo. Segundo ele, o projeto atende diretamente cerca de 90 estudantes, mas todos os alunos podem baixar o aplicativo e usá-lo em sala de aula. Acesse o blogue do projeto Acrópole

Resultados ─ De acordo com o professor, o blogue tem apresentado resultados expressivos, quantitativa e qualitativamente. O trabalho deve ser intensificado este ano, a partir das propostas de manter o blogue atualizado com postagens de qualidade e de aumentar a participação dos alunos nas atividades de manutenção. “Vamos dar continuidade à metodologia aplicada, mesclando aulas tradicionais com o uso das tecnologias da informação no ensino-aprendizagem”, ressalta.

O projeto foi um dos finalistas da sétima edição do Prêmio Vivaleitura, na categoria 2, destinada a escolas públicas e particulares, o que deixou o professor orgulhoso. “Ficar entre os finalistas significa um reconhecimento, a coroação de um ano de trabalho muito feliz e produtivo”, afirma. Ele revela que pretende dar prioridade ao desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para formar alunos leitores, reflexivos e capazes de exercer a cidadania em uma sociedade democrática e plural. “Terei de fortalecer os planos de aula para que os alunos tenham objetivos e metas claras e exequíveis”, diz.

Graduado em história, com pós-graduação em ciências humanas, Rodolfo cursa especialização em cultura e história indígena na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sua esposa, Cristiane Gonçalves Toso Pereira, também leciona na Escola Estadual Luiz Salgado Lima. O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa dos ministérios da Cultura e da Educação, coordenada pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Fonte: Fátima Schenini no Portal do Professor.


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