20/01/2015 às 18h18min - Atualizada em 21/01/2015 às 17h13min

Ponte de Vista Alegre estaria com estrutura abalada e com trânsito restrito

Ela recebeu sinalização de alerta e só passam veículos leves pelo local

A atual ponte foi comprada na Alemanha em 1924.( Foto: Luciano Baía Meneghite )

Na manhã desta terça-feira, 20 de janeiro, um pescador telefonou à redação do jornal Leopoldinense, dando a informação de estariam sendo colocados tapumes impedindo a passagem na ponte de ferro existente sobre o Rio Pomba que faz a ligação de Leopoldina com Vista Alegre, distrito pertencente ao município de Cataguases.

O jornal Leopoldinense obteve informação de outra fonte, dando conta de que a ponte teria sido interditada apenas por algumas horas, impedindo a passagem de veículos, para a instalação de sinalização nas suas extremidades. Contudo, a informação recebida pelo jornal não esclarecia o conteúdo da sinalização.

No final da tarde, um telefonema à redação do Leopoldinense trouxe a informação de que a interdição foi para a colocação de sinalização alertando para problemas na estrutura da ponte sendo desaconselhável o trânsito de veículos pesados como ônibus e caminhões, mas sendo permitido a veículos leves, o que voltou a ocorrer após às 16:00 horas desta terça-feira, 20 de janeiro.

Conseguimos contato com Alex da Silva Carvalho, assessor do prefeito de Cataguases, José César Samor, e ele nos confirmou a veracidade da informação sobre a interdição parcial da ponte quer teve parte de seu piso abalado por causa do excesso de peso de caminhões transportando areia molhada o que por si só potencializaria o excesso causando danos à estrutura da ponte.

A colocação de sinalização proibindo a passagem de veículos pesados, especialmente os que transportam areia, teria sido recomendada por técnicos da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais ao prefeito de Cataguases e este expediu ordens expressas ao Chefe da Catran, órgão responsável pelo trânsito no município de Cataguases, Capitão Hélio Andrade, que autorizou a colocação das placas de sinalização nas extremidades da ponte de Vista Alegre.

 

Sinalização em ponte de Vista Alegre gera polêmica

Objetivo é evitar o tráfego de veículos pesados acima de 15 toneladas, principalmente caminhões que transportam areia molhada

Marcos Gama, em Mídia Mineira

Acesso sentido Leopoldina-Vista Alegre          |     Acesso sentido Vista Alegre-Leopoldina

Por determinação do prefeito Cesinha Samor, atendendo a recomendação, de técnicos da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, a Catrans, sinalizou na tarde de terça-feira, 20 de janeiro, a ponte de ferro do distrito de Vista Alegre, sobre o Rio Pomba que liga o distrito de Cataguases, ao município de Leopoldina.

A colocação da nova sinalização, fechou a ponte por várias horas e o objetivo é proibir que  veículos com mais de 15 toneladas transitem pelo local, exceto ônibus, pois os moradores dependem do transporte para Leopoldina. 

Segundo o vereador Joãozinho de Vista Alegre, desde 2001, época em que ele era o administrador do distrito e aconteceu a reforma da ponte pelo Governo do Estado,  existe a sinalização proibindo a passagem de caminhões pesados, com mais de 15 toneladas, porém, a mesma não está sendo respeitada.

No entanto, o vereador, que mora no distrito, observa que da forma que foi colocada a nova sinalização, os caminhões pesados poderão continuar passando, por ter sido afixada muito a frente. Ele sugeriu ao Coordenador da Catrans, Capitão Hélio Andrade, que a sinalização seja levada para mais próximo a ponte, pois onde foi colocada, no meio da rua, os veículos podem contornar e passar ao lado.

O maior problema tem sido causado pelos caminhões carregados com areia molhada, que pesam muito acima do permitido. Para resolver a questão, o vereador já sugeriu a prefeitura que notifique os areões e coloque câmeras, o que permitiria multar os infratores.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »