24/02/2015 às 09h48min - Atualizada em 24/02/2015 às 09h48min

24 mil pessoas passam a ter cobertura do remédio em casa em Leopoldina

Previsão é que até o meio deste ano toda a cidade já esteja coberta pelo Programa

O paciente recebe o medicamento em sua residência

O projeto piloto do Programa Municipal Remédio em Casa que iniciou em novembro de 2014 com a cobertura de 8.605 pessoas de três equipes saúde da família, salta neste mês de março para a cobertura de mais quatro áreas de abrangência, Nova Leopoldina, São Cristóvão, 5ª Residência e Vale do Sol, totalizando uma população assistida de mais de 24 mil pessoas.

O Programa contempla pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção que utilizam medicamentos de uso contínuo da Farmácia Básica Municipal. Os medicamentos são produtos fundamentais para a resolutividade das ações em saúde e o grande avanço é que o beneficiado tem garantido a regularidade dos medicamentos junto com o acompanhamento da equipe saúde da família no seu domicílio, avalia Josete Amadeu, referência técnica da assistência farmacêutica da secretaria municipal de saúde de Leopoldina.

A motocicleta do Programa chega aos bairros mais distantes com os medicamentos.

O prefeito José Roberto avalia que o programa, além de contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde das pessoas portadoras de doenças crônicas, tem um cunho social muito forte, pois proporciona mais confiabilidade aqueles que dependiam de terceiros para buscar seus remédios e eles passam a não ter seu tratamento interrompido em decorrência disto, assim como ir até a unidade da equipe saúde da família para consultar.

Comunidades distantes como Boa Sorte, Caiçaras e São Luis já serão beneficiados, pois estão na área de abrangência da ESF do Vale do Sol. Nossa previsão é que até o meio deste ano toda a cidade já esteja coberta pelo Remédio em Casa, enfatiza Lucia Gama, secretária municipal de Saúde de Leopoldina.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »