17/04/2014 às 09h55min - Atualizada em 17/04/2014 às 09h55min

Funcionário Municipal

Por Luiz Otávio Meneghite e Luciano Baía Meneghite
Luciano Baía Meneghite

O nome recebido na Pia Batismal foi Antônio Pereira, mas nas ruas da cidade durante os seus  quase 90 anos de vida saudável, embora dura e difícil, ele ficou conhecido por vários apelidos: “Taioba”, “Pau Puro” e “Xô” são alguns deles.

Pai de quase duas dezenas de filhos e avô de dezenas de netos espalhados por esse “mundão de meu Deus”, ele era figurinha fácil nas ruas de Leopoldina até bem pouco tempo. 

Com seus cabelos aloirados, compridos, amarrados em “rabo de cavalo”, sempre vestindo roupas com cortes parecidos, calça e blusa com vários bolsos, confeccionadas em tecidos acetinados e em cores que vão desde o vermelho bem forte, passando pelo rosa-choque e chegando ao verde. Chegado a usar muitas pulseiras e cordões de bijuteria, na maioria das vezes está compenetrado, mas o semblante sério muda rapidamente quando encontra um conhecido, abre um largo sorriso e seu dedo de prosa vai de oito a oitenta, onde se destaca o som do “Xis”, talvez daí a origem do apelido “Xô”.

Duas histórias foram agregadas à biografia de Xô. Contam, que quando exercia a função de carroceiro na prefeitura, certa feita recusou ordem de um superior de fazer o burro puxar uma carga pesada. Com a insistência do chefe, teria retirado o animal da carroça dizendo: “Xi quijé carrega o Xinhô!” Foi dispensado do serviço, mas como o burro só obedecia ao seu comando, logo foi convidado a retornar à prefeitura.

A outra historinha dá conta de que em outra ocasião, teria ido fazer umas compras no armazém onde já tinha algumas listas penduradas, mas contava com a compreensão do dono ao qual teria feito a seguinte proposta: “Olha, xi oxê quijé, eu tenho uns porquinhos lá em casa...” e teria sido feito o acerto. Quando o dono do armazém foi buscar os animais, qual não foi a sua surpresa ao se deparar com alguns porquinhos... da índia. É o que contam.

Xô faleceu em 01/01/2015, após lutar contra um câncer por cerca de um ano. Pessoa muito prestativa, que mesmo sem grandes recursos sempre ajudava o próximo, Xô vai deixar saudades.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »