26/03/2015 às 20h54min - Atualizada em 26/03/2015 às 20h54min

Colégio São José

Fundado em 15.02.26, pelas irmãs Agripina e Judith Lintz, o Colégio São José se transformou num dos mais importantes centros educacionais da cidade e da região, tendo funcionado durante 46 anos até 1972, sempre nas mesmas instalações da rua Cotegipe.

A senhorita Calliope Barroso Lintz, irmã mais nova das fundadoras do Colégio, todas filhas de Inácia e José Martiniano Barroso Lintz também lecionou no São José, ela que gostaria de estudar medicina, só não o fazendo pelo fato de que “moças não podiam estudar fora naquela época”, nos contou algumas passagens do saudoso colégio.

O nosso colégio – relata a senhorita Calliope – ministrava um ensino muito aplicado. Nós ensinávamos noções de francês, álgebra e o aluno saía preparado para o admissão. O Dr. Hélio França, um dos nossos alunos mais inteligentes, ao prestar exame de admissão no Rio de Janeiro foi o primeiro nas provas de matemática, fato que deixou intrigados os diretores da escola que foram informados pelo então estudante que havia estudado com a Dona Judith. Coube ao seu pai, Sr. Enéas França explicar que Dona Judith era professora do Colégio São José, de Leopoldina.

O Colégio funcionava com externato, semi-internato e internato a seus uniformes eram nas cores azul e branco.

Consciente de que a cidade progrediu muito, Dona Calliope se entristece com a situação atual do “Cine Alencar”, porque acha que na medida do possível as autoridades municipais deveriam preservar melhor estes prédios antigos como o do Alencar, pois caso contrário as gerações futuras não vão saber nada de nossa história”.

Fonte:  Jornal Leopoldina e suas histórias – 27/04/1989 – pág. 15


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »