28/03/2015 às 21h11min - Atualizada em 28/03/2015 às 21h11min

Conheça o que pensa o novo Gerente Regional de Saúde de Leopoldina

Pedro César Martins, 57 anos, destacou o apoio recebido de treze prefeitos da região e disse que vai trabalhar sério para melhorar a saúde da região.

Pedro César-Nós queremos construir a saúde para todos os cidadãos. Não tem política nisso.

O Governador Fernando Pimentel bateu o martelo e escolheu o médico sanitarista Pedro César Martins, 57 anos, natural de Astolfo Dutra, o novo Gerente Regional de Saúde de Leopoldina. O ato com a sua nomeação foi publicado na quinta-feira, 26 de março, no Minas Gerais, Órgão Oficial dos Poderes do Estado. Na mesma data ele assinou o termo de posse na sede da GRS.

Pedro Martins é militante do PT há décadas. Trabalhou em outras cidades e está radicado em Cataguases há muitos anos, onde tem um irmão, que é médico pediatra, João Batista Martins. Ele foi vereador em Cataguases entre 2001 e 2004, Presidente do PT de Cataguases, onde  foi candidato a prefeito  e depois a vice-prefeito, além de ter disputado eleição para prefeito em Astolfo Dutra em 2012.Segundo uma fonte do jornal em Cataguases, Pedro César Martins é sério, competente, atencioso e fácil de lidar.

Veja nesta página a entrevista concedida ao jornalista Marcelo Lopes, parceiro do jornal Leopoldinense, em Cataguases.

Novo diretor da GRS-Leopoldina, diz que vai priorizar PSF e atendimento de urgência

O novo diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) em Leopoldina, o médico especialista em Saúde Pública, Pedro César Martins, concedeu ao jornalista Marcelo Lopes, na sexta-feira, 27 de março, sua primeira entrevista após ser empossado. Após ter assinado o Termo de Posse na sede da GRS/Leopoldina ele começou a dar expediente em tempo integral no seu novo local de trabalho, na segunda-feira, 30 de março.

Pedro César disse que vai atuar basicamente em "duas frentes de trabalho que consideramos muito importantes. A primeira é a rede de atenção básica que precisa reestruturar os PSF's porque com a entrada do "Mais Médicos"e com a exigência do cumprimento de horário por parte dos médicos que trabalham no PSF, muitos deles se afastaram por causa do salário que as prefeituras pagavam não compensava ficar oito horas por dia. A segunda é a Rede de Urgência que tem de ser melhor trabalhada. Os hospitais precisam de aporte de recursos, particularmente o hospital de Cataguases que é a realidade que eu conheço, mas eu vou me inteirar de outros problemas na região", revelou.

Sobre sua indicação ao cargo, Pedro conta que seu nome surgiu por meio de amigos que já o conheciam e sabiam de sua formação médica na área de saúde pública com residência médica em Medicina Preventiva e Planejamento em Saúde pela UFMG. "Por causa disso, a deputada Margarida Salomão, com quem tenho uma relação boa, foi uma das que lembraram de meu nome. A partir daí e percebendo a possibilidade de ocupar a Regional de Saúde, conversamos com algumas lideranças e procurei primeiramente o prefeito Cesinha, de Cataguases, que encabeçou uma lista de treze prefeitos juntamente com o prefeito José Roberto, de Leopoldina, que foi o segundo a assinar e o Fernando Donzeles, de Além Paraiba. Também recebi apoio da prefeita de Itamarati de Minas, Tarcília Fernandes, que é hoje a presidente do CISUM" (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata), revelou.

Outro apoio considerado por Pedro decisivo na sua indicação para o cargo de Diretor da GRS-Leopoldina, foi do deputado estadual Wilson Batista. "O doutor Wilson é uma autoridade em medicina, um profissional muito respeitado em toda a nossa região, de competência ímpar e um deputado que tem um trabalho de destaque na Zona da Mata", reconheceu Pedro que continua: "Quando conversamos sobre a possibilidade de eu vir a ocupar este cargo, ele não só me apoiou como também exerceu um papel que foi definidor na minha nomeação", reconheceu o novo diretor da Regional de Saúde em Leopoldina.

Agora Pedro diz como será o relacionamento com as autoridades que o apoiaram: "Eu acho que todas estas lideranças precisam ser ouvidas e eu assim o farei. O doutor Wilson, especificamente, precisa ser ouvido porque é uma autoridade em mastologia, cancerologia e atua na nossa região. Então, independente dele ter um mandato ou não, é uma pessoa que tem que ser ouvida tecnicamente. E politicamente nós vamos ouví-lo e estar fazendo sempre de acordo com as forças reais que estão em nossa região. Agora eu sou um representante do Secretário de Estado da Saúde na região e nós queremos construir a saúde para todos os cidadãos. Não tem política nisso. Tem trabalho. E nós vamos trabalhar muito sério para melhorar a saúde de nossa região", finalizou Pedro César.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »