28/03/2015 às 21h18min - Atualizada em 30/03/2015 às 16h55min

Enquete quer saber como o leitor identifica um vereador atuante

Plenário da Câmara Municipal de Leopoldina ( Arquivo GLN )

Todas as semanas, o Jornal Leopoldinense Online realiza uma enquete junto aos seus leitores abordando os mais variados temas. A enquete desta semana pretende saber o que é um vereador atuante. Na margem à direita desta página você encontrará a seguinte questão:

Para você, um vereador atuante é aquele que....As opções de respostas oferecidas para votação são as seguintes:

-Apresenta projetos de lei

-Apresenta indicações

-É ativo nas reuniões da Câmara

-É presente nos eventos da cidade

-Fiscaliza o Poder Executivo

-Faz muitos discursos

Conheça um pouco mais o que é o papel do vereador

Segundo o professor Paulo Silvino Ribeiro (*), enquanto agente político, o vereador faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante.

Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da câmara municipal.

Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral.

Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.

Quanto à dinâmica das discussões e votações nas sessões, os vereadores organizam-se entre partidos que são considerados da base do governo (não apenas aquele do qual o prefeito faz parte, mas também outros que aderem ao modelo de governo da atual gestão) e os que são considerados de oposição.

Vale dizer que o fato de um vereador ser da oposição não significa que ele sempre se posicionará contra as medidas propostas pelo prefeito ou pelos partidos de base. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a base poderá não aprovar alguma medida do poder executivo. O que se espera, pelo menos em tese, é que o posicionamento dos parlamentares sempre seja pautado pelo interesse da coletividade, isto é, pela racionalidade na análise dos projetos.

Obviamente, as generalizações são sempre equivocadas e por isso é certo ponderar que existem muitos candidatos sérios e comprometidos. No entanto, a história da política brasileira confirma a existência permanente de políticos de ocasião, oportunistas e de caráter duvidoso. Estes, na ânsia da realização de seu projeto pessoal de carreira política, acabam prometendo até mesmo fazer chover. Daí a necessidade do desenvolvimento de uma consciência política cada vez mais apurada e aguçada, pronta para descartar o voto nestes indivíduos e para confirmar o apoio aos que realmente desejam uma cidade melhor para todos.

Por isso, votem conscientes na enquete desta semana.

(*)Paulo Silvino Ribeiro é Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP -Universidade Estadual de Campinas-Mestre em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutorando em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »