24/04/2015 às 09h34min - Atualizada em 24/04/2015 às 09h34min

Hino a Leopoldina é desconhecido por grande parte dos leitores

Sua autoria é do Monsenhor Gerardo Naves, que foi Cura da Catedral e Professor do Seminário de Leopoldina e do Ginásio.

Luiz Otávio Meneghite
Coral do Seminário de Leopoldina sob a regência do Cônego Naves em 1964.

Conheci e convivi com o Monsenhor Gerardo Naves, autor da letra e da música do Hino a Leopoldina quando ele ainda era popularmente conhecido como Cônego Naves. Era uma pessoa muito carismática, muito envolvido com toda a comunidade leopoldinense.

Nascido em São Sebastião do Paraíso (MG) em 3 de abril de 1912, veio para Leopoldina em 1963. Foi Cura da Catedral desde 1965 e Coordenador da Pastoral da Diocesana desde 1974. Fez seus estudos de Humanidades e Filosofia no Seminário de Guaxupé, Teologia no de Belo Horizonte e, ainda neste último, especialização em Psicologia e Sociologia.

Lecionou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Leopoldina onde foi regente do coral daquele educandário, professor de Língua Portuguesa, Francês, Literatura Francesa e de Moral e Cívica e chegou também a dar aula de Latim cuja língua falava fluentemente. Aposentou-se no Colégio Estadual Botelho Reis(Ginásio), onde trabalhou no período de 1963 a 1982.

O Monsenhor Gerardo Naves faleceu em 23 de maio de 1985, na cidade de São Sebastião do Paraíso(MG), sua cidade natal, aos 73 anos.

É grande o percentual de leitores que admite não conhecer o Hino a Leopoldina

Antes que alguém pense que a composição da letra e música do Hino a Leopoldina tenha sido um acidente de percurso na trajetória do religioso é bom que se registre que o Monsenhor Gerardo Naves era músico e em 1954, ganhou o concurso de música erudita do Conservatório de Paris.

Em 1982, comemorando o 20º aniversário daquele concurso, foram convidados 20 mestres da música internacional para julgarem as 19 peças anteriormente vencedoras, saindo-se vitoriosa a composição do Monsenhor Gerardo Naves. Além de tudo isso, como escritor, publicou prosas e versos na Antologia Leopoldinense de 1982.

Embora seja bastante difundido na rede escolar de Leopoldina e pelo Conservatório Estadual de Música de Leopoldina em suas apresentações públicas, o Hino a Leopoldina é desconhecido por uma grande parcela de pessoas a julgar pelo resultado da enquete promovida pelo Jornal Leopoldinense Online, na semana compreendida entre os dias 10 e 17 de abril, da qual participaram 131 leitores que responderam à seguinte pergunta:

Hino de Leopoldina - MG

Cônego Gerardo Naves

A cordilheira de desfez,
Em mil pedaços a sorrir,
E, na baixada, à luz do sol,
Linda cidade viu surgir.

Como um sorriso de mulher,
Como um anseio de menina,
Surgiu no seio da terra
Esta formosa Leopoldina.

Nasceu para vencer
E ser como um padrão.
Por isto, esta cidade
É grande por tradição.

E marcha sem temor,
Buscando dirigir
Seus filhos à luz
Do bem que conduz
A glórias em seu porvir.

Atenas a ensinar
Aos filhos do Brasil,
A trilha segura
Do bem e do dever.

Não sabe silenciar
À luz do céu de anil,
O quanto procura
Lutar pelo saber.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »