28/04/2015 às 12h46min - Atualizada em 28/04/2015 às 12h46min

Arquitetos entregam nesta quarta (29) ao prefeito projeto concluído da Praça Félix Martins

Junto com o projeto será entregue o memorial descritivo que vai facilitar a Prefeitura levantar os custos com a sua recuperação.

Luiz Otávio Meneghite
Marcos Aurélio, Cláudia Bonin, Deize Sales, Priscila Netto e Rafael Valentim. (Foto João Gabriel B. Meneghite )

Os arquitetos urbanistas Cláudia Bonin, Deize Sales, Marcos Aurélio Souza, Priscila Netto, Rafael Valentim e Sarah Moraes, entregam oficialmente nesta quarta-feira, 29 de abril, às 14:00 horas, no escritório da Barbosa & Aurelio, o projeto executivo concluído da recuperação da Praça Félix Martins.

Junto com o projeto será entregue o memorial descritivo da reforma, o que vai facilitar à Prefeitura levantar os custos de material e mão de obra. O projeto foi doado pelo grupo de arquitetos urbanistas à cidade de Leopoldina.

O arquiteto urbanista Marcos Aurelio explica o anteprojeto.

 

Para refrescar a memória

Projeto executivo de revitalização da Praça Felix Martins é uma ação de cidadania

João Gabriel Baia Meneghite

Um grupo de arquitetos de Leopoldina, com objetivo de colaborar com o desenvolvimento urbano da cidade, desenvolveu um projeto executivo de revitalização da Praça Felix Martins.

O movimento iniciou no final do ano passado, quando foram agendados encontros para debater sobre o tema, com espaço aberto a participação de todos os profissionais da cidade, bem como historiadores e entusiastas da Praça Felix Martins.

Várias reuniões foram agendadas para discussão, pesquisas e debates, tentando entender diversas questões históricas, a identidade da praça, bem como a sua representatividade para a população. Também foram realizadas pesquisas de campo, observando o seu uso cotidiano e potencialidades para implantação de novas funcionalidades com objetivo adequar a praça aos tempos atuais, respeitando o seu patrimônio cultural, suas peculiaridades, fauna e flora, criando um mínimo de impacto.

O anteprojeto foi apresentado no dia 18 de março deste ano ao prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, que saiu satisfeito da reunião com os arquitetos urbanistas e vislumbra a participação desses profissionais em outros projetos voluntários na cidade.

Segundo Marcos Aurélio de Souza, o movimento formado pelos arquitetos de Leopoldina é inovador e ganhou repercussão em toda região, em virtude de ser um movimento de cidadania, apolítico, com benefícios para a coletividade e com participação de vários profissionais.

Dentre as principais modificações da praça consta o rebaixamento imediato dos canteiros, mediante análise das árvores existentes a ser realizada por um profissional especializado.

A marcação de trajetos e caminhos através de alamedas, de maneira a ampliar os caminhos e acessos principais, tornando a praça mais convidativa é também uma das propostas principais do projeto, que prevê ainda a demarcação de pisos em áreas de interesse histórico, de maneira a propiciar a aprendizagem de alunos de escolas publicas, bem como a população.

A revitalização da concha acústica, monumento modernista está na programação do projeto, que também pretende ainda criar espaços para maior visibilidade do painel de Funchal Garcia. Outros detalhes de revitalização, reestruturação e criação de novos espaços como os de caminhada, parque, jogos e eventos também constam do projeto.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »