04/07/2015 às 12h25min - Atualizada em 04/07/2015 às 20h43min

Orquidófilo quer criar clube em Leopoldina

Objetivo é trocar informações e participar de exposições

Luiz Otávio Meneghite
Exposição Nacional de Orquídeas e Mostra de Bromélias de São Paulo.

O orquidófilo Carlos Lopes pretende unir vários amigos e aficionados do cultivo de orquídeas e criar no município o ‘Clube Orquidófilo de Leopoldina’. Em mensagem encaminhada à redação do jornal Leopoldinense, ele revela que “o objetivo é o de promover exposições de orquídeas na cidade e região várias vezes no ano, uma delas coincidindo com a Exposição Agropecuária de Leopoldina, que é um evento regional”.

Em seu contato com o jornal, Carlos diz que já tem o apoio da ‘C.A.O.B.(Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil) que é um órgão unificador dos clubes e associações no ramo e tem caráter nacional. O clube que o orquidófilo pretende criar será uma entidade civil sem fins lucrativos

Ele conta que na época da realização das exposições de orquídeas comparecem, além de expositores, comerciantes com seus produtos e vasos a preços geralmente mais baratos, facilitando assim as pessoas a terem suas orquídeas.

As pessoas interessadas na proposta de Carlos podem entrar em contato pelo telefone (32) 9176-4646 ou pelo e-mail: [email protected]

Sete dicas para um orquidófilo de primeira viagem

Por Vanessa Lima em Casa & Jardim

Dentre todos os tipos de flores, a orquídea se destaca como uma das espécies mais bonitas e democráticas. No entanto, é comum comprar um vasinho novo, que enfeita a casa por um certo período, e mais tarde presenciar as flores murcharem e a plantinha morrer. Se você está com vontade de se aventurar no cultivo desta espécie pela primeira vez, mas fica inseguro com a escolha do exemplar, com os cuidados básicos e com os possíveis erros fatais, pode se tranquilizar. A orquidófila Lúcia Morimoto dá todas as dicas para quem não tem nenhuma experiência com a planta, mas quer criar uma em casa, sem surpresas desagradáveis.

1.Ao adquirir a primeira orquídea, procure saber seu nome. É daí que se consegue buscar informações específicas sobre o cultivo.

2.Escolha uma espécie que seja fácil de cultivar e que não seja tão exigente nos cuidados. Pergunte ao vendedor. Ele informará quais requerem manutenção mais simples.

3.Quando estiver com a planta em casa, não encharque o vaso, nem deixe o prato sob ele. Assim, a água não fica retida e a planta não fica seca demais. A orquídea gosta de umidade alta, mas sem encharcamento.

4.Nutra a planta com adubo sólido ou líquido, conforme a recomendação do fornecedor, num intervalo quinzenal para os químicos e trimestral para os sólidos, mas tenha cuidado para não exagerar. Lembre-se: o metabolismo das orquídeas é bem lento.

5.Não deixe a orquídea em um ambiente muito escuro, pois ela necessita de muita luz. No entanto, o sol pleno pode queimar as folhas. Procure uma tela, um pergolado ou copa de árvore para proteger a planta da incidência direta do sol, mas mantendo uma boa iluminação.

6.Lembre-se de trocar o substrato (a camada em que se desenvolvem as raízes) de vez em quando. Após dois anos, o material entra em decomposição e pode comprometer a saúde da planta.

7.Seja um bom observador e não tenha medo, pois as orquídeas são plantas robustas e geralmente morrem pelo excesso de zelo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »