25/08/2015 às 10h40min - Atualizada em 25/08/2015 às 10h40min

Zé Gribel

Arquivo - Jornal Leopoldinense

 Joseph Capdeville Gribel , o “Zé Gribel” nasceu em Leopoldina em 28 de maio de 1928, filho de Waldomiro Gribel e Henriqueta Capdeville Gribel. Estudou o primário no Grupo Escolar Ribeiro Junqueira e Educandário Santa Terezinha. Estudou o ginasial até o segundo ano no Colégio Leopoldinense ( atual E.E. Professor Botelho Reis ), completando o curso no Colégio Ateneu Brasileiro no Rio de Janeiro. Diplomou-se em contabilidade pelo Colégio Rui Barbosa, também no Rio. Curso superior de advocacia pela Faculdade de Ciências Jurídiacas do Rio de Janeiro (SUESC) em 1985.

Trabalhou como bancário no Banco de Crédito Real de Minas Gerais S/A, onde exerceu as funções de chefe de seção, tesoureiro e subgerente.

Casou-se com Maria Colinete Leite Gribel, natural de Miracema-RJ com quem teve a filha Cláudia.

Após se aposentar, Gribel dedicou-se como pesquisador histórico e jornalista. Morando no Rio de Janeiro, vinha constantemente a Leopoldina. Foi colaborador do jornal Leopoldinense. Lançou os trabalhos de pesquisa: “Pequena História do Credireal”, “O Futebol no Credireal”, “Família de Francisco Leitte Ribeiro” e o livro “ E. C. Ribeiro Junqueira, O Eterno Campeão” Este livro foi artesanalmente confeccionado por Zé Gribel, existindo apenas algumas cópias doadas por ele à Bilblioteca Municipal Luiz Eugênio Botelho, ao Espaço dos Anjos e ao RJ. Trata-se de um trabalho de fôlego sobre o time leopoldinense com informações e imagens preciosas. Infelizmente seu autor faleceu sem ter conseguido patrocínio para publicá-lo.

Muitas das imagens e informações publicadas na Memória Leopoldinense têm como origem as pesquisas de Zé Gribel.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »