26/08/2015 às 20h32min - Atualizada em 26/08/2015 às 20h32min

E.C.Ribeiro Junqueira completou 104 anos

Seu nome é em homenagem ao político José Monteiro Ribeiro Junqueira, que foi deputado estadual, federal e senador da república.

João Gabriel B. Meneghite - jornal Leopoldinense
Ano de 1915 - José Botelho Reis, Álvaro de Castro, Edson Guimarães, Alberto Vidal, Chico Gama, Pedro Arantes, José Esteves, Djalma Barros, Custódio Cruz, Alberto Vieira, Bolivar e Raimundo Vargas. Uma das primeiras equipes do E.C.Ribeiro Junqueira.

O Esporte Clube Ribeiro Junqueira, tradicional clube de futebol da Zona da Mata Mineira, completou 104 anos no dia 27 de agosto de 2015. O rubro negro leopoldinense foi fundado em 1911 por alunos do Gymnasio Leopoldinense, sendo impulsionados por professores como José Botelho Reis, que foi o seu primeiro presidente e responsável por trazer o futebol para cidade, esporte em ascensão no Brasil naquela época.

Suas cores foram inspiradas no Milan da Itália e o clube é considerado um dos mais antigos do Brasil. Seu nome é em homenagem ao político José Monteiro Ribeiro Junqueira, que foi deputado estadual, federal e senador da república. Ribeiro Junqueira exercia grande influência no Brasil e em Leopoldina, sua terra natal.

A maior conquista do E.C. Ribeiro Junqueira foi em 1989 com o título de Campeão Mineiro da terceira divisão. No ano seguinte o rubro negro leopoldinense conquistou o vice-campeonato da segunda divisão, se classificando para a elite do futebol mineiro. Posteriormente, com dificuldades financeiras, o clube licenciou-se do futebol profissional.

Ao longo de sua história formou equipes consideradas ‘praticamente invencíveis’, revelando jogadores para grandes clubes do futebol nacional e internacional.  Alguns chegaram à seleção brasileira, como Zequinha, Othon Valentim e mais recentemente, pelas categorias de base, o jogador Nonoca.

Um time do RJ da década de 40 serviu de inspiração para o mestre Telê Santana para formar a Seleção Brasileira de 1982, que encantou o ‘planeta’ com seu futebol arte e que por sua vez serviu de inspiração para o desenvolvimento do futebol moderno, como o do Barcelona, por exemplo.

Quer conhecer ainda mais a história do rubro negro leopoldinense? Adquira uma revista do centenário, uma pesquisa idealizada por João Gabriel B. Meneghite e que foi publicada em 2011.

Maiores informações pelo telefone (32) 8868-7125 (WhatsApp).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »