08/09/2015 às 10h10min - Atualizada em 08/09/2015 às 10h10min

66% dos leitores acham que a Prefeitura de Leopoldina tem número excessivo de funcionários

Manifestação dos leitores na enquete pode ser resultado de atendimento que deixe a desejar em repartições públicas.

Por Luiz Otávio Meneghite
A Prefeitura Municipal de Leopoldina tem 1.396 nomes na folha de pagamento

Fui admitido no Serviço Público Municipal em 24 de julho de 1968 quando a Prefeitura tinha em torno de 120 funcionários e por lá permaneci durante 33,5 anos. Comecei minha carreira trabalhando como auxiliar de cadastro fazendo medições de imóveis para fins de lançamento do IPTU.

Porém, antes sair a campo, recebi um ensinamento do prefeito Francisco Barreto de Faria Freire do qual nunca me esqueci. Disse-me ele: “eu assinei a sua nomeação, mas não sou o seu patrão. O seu verdadeiro patrão é a pessoa que vai atender à porta quando você bater e pedir licença para medir o seu imóvel, pois é do imposto que ele vai recolher que vai sair o seu salário no fim do mês. Reflita sobre isso”!

Passado algum tempo, no início da década de 1970, foi criada na Prefeitura a Seção de Pessoal para a qual fui designado, ocupando a sua chefia durante 18,5 anos. Procurei sempre me preparar bem para exercer as funções do cargo. Ao todo foram 21 cursos de especialização no Instituto Brasileiro de Administração Municipal e na Fundação Getulio Vargas. Adquiri muito conhecimento e procurei aplicar boa parte deles no dia a dia do serviço público, mas nunca me esqueci da lição que me foi passada no meu primeiro dia de trabalho na Prefeitura pelo saudoso prefeito Francisco Barreto.

Mais tarde, por volta de 1989, quando o quadro de pessoal tinha cerca de 750 funcionários, um alto funcionário municipal, que também era empresário na cidade, me disse que faria a Prefeitura funcionar bem com metade daquele contingente. Perguntei então a ele como se livraria da outra metade, conseguindo com minha pergunta uma resposta fria e calculista: “simplesmente demitiria quem não produzisse, porque não faria falta alguma”. Até hoje penso naquele momento, porque cheguei a imaginar alguns colegas de serviço sem emprego e sem meios de sustentar suas famílias. Mais recentemente, aposentado e já na condição de contribuinte, me senti agredido com um cartaz afixado na parede de uma repartição pública que dizia: “Art. 331 do Código Penal: É crime desacatar funcionário público no exercício da sua função ou em razão dela. Pena- Detenção de 6 meses a 2 anos, ou multa”.

Novamente, voltei o pensamento para o meu primeiro dia de serviço na Prefeitura de Leopoldina e o ensinamento que me foi passado de que o meu verdadeiro patrão é o público que paga os impostos dos quais no fim do mês sai o meu salário. Que tipo de cartaz poderia ser afixado na mesma parede em defesa do contribuinte que fosse mal atendido pelo funcionário público? Poderia ser este, por exemplo: “O público tem direito a atendimento digno, que decorre de princípios constitucionais, principalmente, do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana”. Sim, porque existem tanto em repartições públicas quanto em estabelecimentos privados, funcionários que atendem bem e os que atendem mal. Existem os que vestem a camisa da empresa/repartição e os que não estão nem ai. Infelizmente, estão em toda a parte. O resultado da enquete em tela revela que o número de 1.396 funcionários municipais é considerado excessivo por 66% dos leitores e 10% consideram que é muito, enquanto apenas 13% acham que é pouco e 11% que considera que o número é insuficiente.

Particularmente, creio que é possível que exista uma má distribuição dos servidores e que falte treinamento obrigatório para todos e não apenas para pequenos grupos. Pelo grande número de servidores municipais, o treinamento pode ser feito aqui mesmo, periodicamente e não necessariamente nas capitais ou cidades pólo.

Acredito também que a manifestação dos leitores na enquete possa ser resultado de atendimento que deixe a desejar em repartições públicas. Cairia bem um recadastramento profundo dos servidores. Talvez seja saudável uma verdadeira radiografia para saber o que cada um faz, onde faz, como faz e em que condições faz. Eliminar a  burocracia também ajuda.  Que tal a autoridade competente refletir sobre isso?

A enquete que ficou disponível no período de 29 de agosto a 04 de setembro perguntou: A Prefeitura de Leopoldina tem acima de 1.300 funcionários. O que você acha? Cento e quarenta e três leitores votaram e o resultado você vê no infográfico abaixo:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »