30/09/2015 às 13h30min - Atualizada em 30/09/2015 às 13h30min

Se pudesse escolher, maioria dos leitores gostaria de morar no campo

Em Leopoldina cresce o número de loteamento de chácaras, já conhecidos como ‘chacreamentos’, que foram legalizados com aprovação de lei na Câmara Municipal

Luiz Otávio Meneghite

Quando eu era mais novo, como a maioria dos jovens de minha geração nascidos no início da década de 1950, sonhava em crescer e me mudar para a cidade grande. O sonho de consumo na época era o Rio de Janeiro, Capital da República até a inauguração de Brasília, com a vantagem de possuir praias maravilhosas e os times de futebol para os quais torcíamos. Tudo que chegava de lá ao nosso conhecimento pelas ondas do rádio e pelas páginas dos jornais diários e revistas semanais revelavam a beleza da Guanabara e do Rio de Janeiro, não por acaso chamada de Cidade Maravilhosa.

A influência de hábitos e costumes do Rio de Janeiro sobre os moradores da Zona da Mata ainda é tão grande que somos chamados de ‘cariocas do brejo’. A curta distância de 230 quilômetros entre Leopoldina e Rio também contribui para isso. A pouca presença das autoridades de Belo Horizonte com ações efetivas aqui na região pode ser considerado outro fator importante para nos sentirmos atraídos pelo Rio de Janeiro.

Com o passar dos anos e a proliferação das drogas, a cidade grande foi se tornando violenta e mesmo mantendo sua beleza natural, perdeu um pouco do encanto para o medo. Ela ainda exerce grande fascínio nas pessoas, apesar da violência da qual tomamos conhecimento pelo noticiário de todos os meios de comunicação.

Hoje, reencontro muitos amigos que se mudaram de Leopoldina em busca do sonho de realização profissional e financeira na cidade grande, que estão fazendo o caminho de volta para o interior. Muitos não se contentam apenas em voltar para a cidade pequena, que apesar dos problemas estruturais, ainda oferece melhor qualidade de vida que as cidades maiores.

Chácaras próximas à cidade são a nova opção em Leopoldina

Com quem eu converso tomo conhecimento que estão fazendo opção por ficarem mais afastados do barulho da zona urbana e adquirindo pequenas propriedades rurais, preferencialmente chácaras não muito distantes do centro urbano. Em Leopoldina já existem vários empreendimentos do gênero em andamento e o segmento tem avançado tanto que levou o Poder Executivo a enviar à Câmara de Vereadores, um projeto de lei regulamentando o loteamento de chácaras.

Com emendas que aprimoraram o texto inicial os vereadores contribuíram para que Leopoldina passasse a ter uma lei definitiva para o setor que está em franco desenvolvimento. (Clique aqui para ver a íntegra da lei aprovada e sancionada).

Um dos vereadores que mais se empenhou para o aprimoramento do texto enviado à Câmara foi Diego Sávio: "As emendas propostas surgiram na preocupação de proteger o Município. Durante a discussão das emendas, anexadas ao Projeto, todos entenderam que elas seriam primordiais. Ganhou o Município e ganharam os empreendedores interessados em investir no setor", explicou o vereador Diego Sávio.

Pequenas cidades do litoral também são opções

Outros que estão saindo da cidade grande estão optando por morar em pequenas cidades litorâneas, com maior procura pelo Espírito Santo. Enfim, as pessoas estão em busca de melhor qualidade de vida e quando saem do interior para a cidade grande em busca de melhores condições de trabalho e tranqüilidade financeira, com o passar dos anos, com a agitação da metrópole, começam a pensar em fazer o caminho de volta em busca da tranqüilidade de vida, de uma velhice saudável, confortável e o reencontro com os amigos e parentes. Vejam no infográfico o resultado da enquete e façam os seus comentários.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »