02/10/2015 às 18h19min - Atualizada em 02/10/2015 às 18h19min

PP e Rotary comemoram os 25 anos da Lei Orgânica do Município de Leopoldina

Evento reuniu as mais diversas correntes políticas da cidade

João Gabriel Baía Meneghite
Evento reuniu as mais diversas correntes políticas da cidade. (Foto: Sebastião Heitor - Revista Hora H)

O Partido Progressista de Leopoldina, juntamente com o Rotary Club de Leopoldina, organizaram um jantar de confraternização em comemoração aos 25 anos da Lei Nº 2.187 de 27/04/1990, denominada Lei Orgânica do Município de Leopoldina. O evento ocorreu na noite de quarta-feira, 30 de setembro, no salão social do Rotary Club de Leopoldina. Na solenidade foram entregues moções de congratulações aos vereadores daquela legislatura, bem como a entrega da honraria ‘Mérito Progressista’, concedida a correligionários que prestam relevantes serviços a comunidade. Dentre os homenageados com a honraria do partido jovem advogado Giovani Lucas Adad Altef e a especialista em educação Maria José Marques Ferreira, ex–Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina.

 

O evento foi marcado pela presença de lideranças políticas do município, entre eles alguns dos ex-vereadores que participaram da criação da Lei Orgânica. Também estiveram prestigiando o evento presidentes de partidos políticos, representantes do setor empresarial, vereadores da atual legislatura, entre outros segmentos da sociedade. Autoridades como o prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, o vice-prefeito Brênio Coli e o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina Ivan Martins Nogueira também marcaram presença.

 

O presidente do Rotary Club, Márcio Henrique Alvarenga Pimentel recepcionou os convidados e agradeceu a presença de todos para uma data tão importante que homenageia todos os Constituintes daquela época.

► Márcio Henrique Alvarenga Pimentel - Presidente do Rotary Club Leopoldina

 

O presidente do PP - Partido Progressista em Leopoldina, Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel (Pachá), disse que teve a honra de integrar àquela legislatura. "É com muito orgulho e satisfação que encontro amigos nesta noite. Tempo bom que não volta mais! Mas hoje estamos aqui lembrando. Nós éramos jovens, ainda com cabelos pretos e hoje vejo muitos com cabelos grisalhos. Temos história pra contar!", comentou Pachá.

► Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel (Pachá) - Presidente do PP - Partido Progressista em Leopoldina

 

O secretário do diretório do PP em Leopoldina, Rodrigo Junqueira Reis Pimentel lembrou que a Lei foi aprovada numa época em que era criança. "A Lei Orgânica assinada por vocês continua sendo nossa Lei Maior no âmbito municipal e hoje como membro do legislativo, sabedor das necessidades inerentes às funções legislativas, rendo minhas sinceras homenagens a cada um de vocês, por meio dessa moção de congratulação aprovada por unanimidade pela atual Câmara de Vereadores", comentou.

► Rodrigo Junqueira Reis Pimentel - Secretário do PP - Partido Progressista em Leopoldina.

 

Também fizeram o uso da palavra o prefeito municipal de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Ivan Martins Nogueira, o ex-prefeito Bené Guedes os ex-vereadores que criaram a Lei Orgânica em 1990, dentre eles Adyr de Araújo Ávila, Antônio Amâncio Valentim, Antônio Carlos Martins Pimentel, Antônio Rodrigues César, José Ferraz Rodrigues, José Geraldo Almeida Machado (Gué), Maria do Carmo Procaci Montenário de Lucca e Sebastião José da Silva, entre outros convidados. Carlos Heleno Torres de Almeida representou o seu pai Mário Heleno Lopes de Almeida, já falecido. Também integrou a Câmara de Vereadores naquela época, José Paulo Lupatini, também falecido.

José Geraldo Almeida Machado(Guè) se lembrou das dificuldades na elaboração da Lei naquela época, pois se tratava de algo novo que foi definido pela Constituição de 1988, concedendo aos municípios o direito de serem regidos por sua própria Lei Orgânica . Ele comentou que a Câmara recorreu a ajuda em Belo Horizonte e destacou o papel de algumas pessoas que trabalharam incansavelmente para que tudo desse certo.

Dos quinze vereadores da Legislatura 1989-1992, dois faleceram, sendo Mário Heleno Lopes de Almeida e José Paulo Batista Lupatini. No evento, os que não compareceram, justificaram ausência e receberão o certificado posteriormente.

Na avaliação dos organizadores, o evento demonstrou o prestígio das instituições, pois conseguiram reunir diversas lideranças das mais diversas correntes, prevalecendo o espírito democrático.

Os vereadores que assinaram a Lei Orgânica do Município de Leopoldina (Legislatura 1989-1992)

Mário Heleno Lopes de Almeida - Presidente

Dr. José Paulo Batista Lupatini - Vice-Presidente

Maria do Carmo Procaci Lupatini Montenário de Lucca - Secretária

José de Castro Barbosa - 2º Secretário

Dr. Nélson Vieira Filho - Vereador

Adyr de Araújo Ávila - Vereador

Antônio Amâncio Valentim - Vereador

Antônio Carlos Martins Pimentel - Vereador

Antônio Rodrigues César - Vereador

Brenio Coli Rodrigues - Vereador

José Benedito de Oliveira - Vereador

Dr. José Ferraz Rodrigues - Vereador

José Geraldo Almeida Machado - Vereador

Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel - Vereador

Sebastião José da Silva – Vereador

Prefeito: Antônio Márcio Cunha Freire (1989-1992)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »