20/10/2015 às 18h16min - Atualizada em 20/10/2015 às 18h16min

Maioria dos leitores diz que respeita a sinalização de trânsito

Luiz Otávio Meneghite
Respeite a sinalização e só ultrapasse quando o sinal estiver verde.

Há poucos dias escrevi uma matéria sob o título ‘Duas atitudes, dois exemplos de segurança e educação no trânsito’, na qual relatei que trafegando diariamente pelo centro da cidade sempre observo o comportamento das pessoas no trânsito, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Na mesma matéria confessei que recentemente estacionei em local não permitido e tive as orelhas puxadas por um policial militar porque estava perturbando o trânsito. Mereci o castigo! Observei no mesmo texto que infrações como a que eu cometi são vistas a todo o momento nas ruas de Leopoldina e imagino que a polícia também as vê e deve estar notificando os infratores, o que é correto, senão estaria prevaricando.

Também contei que há poucos dias presenciei uma cena, parado no sinal fechado na confluência das praças General Osório, João XXIII e Félix Martins, bem perto de uma cabine da PMMG, onde um motoboy de uma farmácia localizada no centro, não esperou o sinal abrir e faltando 4 dígitos vermelhos para chegar ao verde, ultrapassou sem se preocupar com as conseqüências de sua atitude temerária e parou a algumas dezenas de metros adiante, defronte ao estabelecimento onde trabalha. Isso aconteceu por volta das 07:00 horas da manhã. O dia estava apenas começando e aquela infração foi, com certeza, apenas uma de muitas que aconteceriam ao longo do dia.

Observei na matéria que no mesmo local, dias depois, presenciei uma cena que me emocionou. Um catador de recicláveis, empurrando uma carroça de rodas de bicicleta, parou ao sinal ficar vermelho e só avançou quando ele ficou verde. Sem dúvida, um exemplo a ser seguido.

Situações como a do motoboy e a do catador de recicláveis podem ser vistas todos os dias nas ruas mais movimentadas de Leopoldina, não só no centro e próximo a semáforos, mas também e principalmente em avenidas como a Getulio Vargas, Expedicionários e Acácio Serpa, só para citar algumas. Observa-se que também aumentou o número de condutores de veículos que passaram a ter atitudes de cortesia cedendo a vez a pedestres na travessia de ruas movimentadas. Gesto que poderia ser copiado por motociclistas.

Há pouco tempo chegou à redação do jornal Leopoldinense, um release sobre educação e segurança no trânsito, enviado por ‘O Primeiro Carro.com.br, cujo texto alerta que nunca é demais divulgar as regras de trânsito e algumas dicas que não estão escritas no Código Brasileiro de Trânsito, mas que podem ajudar muito o dia-a-dia cada vez pior no trânsito. Uma delas é a direção preventiva, uma forma de dirigir que prioriza a defesa do condutor com atitudes que podem evitar acidentes acima de tudo.

O condutor de qualquer tipo de veículo deve se defender de diversas condições que enfrenta diariamente, como, por exemplo, a má qualidade do piso das ruas e estradas, que obriga o condutor a ter uma atitude de muito cuidado. Diante disso, a direção preventiva/defensiva é um chamado de responsabilidade pela própria segurança. 

Em primeiro lugar, o condutor de carro, motocicleta, bicicleta e o próprio pedestre consciente e que age em prol da vida, respeita e conhece as leis de trânsito. É preciso saber que o motorista é totalmente responsável pelo carro, pela sua segurança e pela de outras pessoas, inclusive as que estão de carona no veículo. Para garantir isso e dirigir de forma mais segura para evitar acidentes, siga as dicas a seguir que foram enviadas à redação do jornal Leopoldinense:

Sempre usar o cinto de segurança e demais equipamentos disponíveis no seu carro, obrigatórios ou não.

O proprietário do veículo de qualquer tipo tem a obrigação de mantê-lo em boas condições em relação à frenagem, conservação geral, vidros limpos, viseiras de capacetes perfeitas, calçados adequados para conduzir veículos, sistema elétrico eficiente, além do abastecimento de combustível correto.

Não conduza seu veículo quando estiver cansado, com sono, após ingerir bebida alcoólica, drogas, remédios ou substância tóxica.

Esteja atento em tudo à sua volta e se certifique que os outros veículos, quaisquer que sejam eles, estão percebendo os seus sinais. Você nunca saberá quem está ao seu lado no trânsito. Pode ser um bêbado, um aprendiz de condutor, um cara dormindo ou drogado. Tudo é possível.

Planeje o seu trajeto antes de sair de casa para não ficar indeciso e não confundir os veículos que vem atrás.

Sempre sinalize as suas intenções em tempo suficiente para que os outros condutores também possam planejar as suas atitudes. Muito educado é o condutor que ao resolver mudar de pista ou entrar numa avenida movimentada, abrir seu vidro e, com o braço e mão, sinalizar de maneira bem visível o que pretende fazer. Esse gesto abre as portas para uma manobra mais segura.

Mantenha distância segura dos outros veículos, pratique a gentileza e deixe os mais apressados ultrapassarem. Afinal, muitos apressados podem estar com problemas como uma urgência hospitalar, por exemplo, ou bandido em fuga.

Essas são algumas das condutas que você pode adotar para ser um motorista, motociclista, ciclista ou pedestre mais consciente do papel que realiza no trânsito, tornando-o melhor com simples práticas cotidianas.

O condutor consciente é aquele que faz um trânsito mais seguro para todos. Seja você a mudança no trânsito. Copie o exemplo do catador de recicláveis mencionado acima e não o do motociclista que avançou o sinal.

A enquete que ficou disponível para votação no período de 10 a 17 de outubro quis saber a opinião dos leitores: ‘Você sempre respeita a sinalização de trânsito? O resultado pode ser visto no infográfico de João Gabriel Baia Meneghite:

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »