04/11/2015 às 15h49min - Atualizada em 04/11/2015 às 15h49min

Leopoldina corre risco de racionamento d’água se não chover nos próximos dias

Situação é dramática, mas não é divulgada à população que poderia evitar gastos desnecessários.

Reportagem e fotos de João Gabriel Baia Meneghite com edição de Luiz Otávio Meneghite
Estação de captação de água da Copasa na Serra da Vileta. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

Oficialmente a COPASA não admite, mas a ETA - Estação de Tratamento de Água que abastece os cerca de 18.900 domicílios de Leopoldina, localizada na sede da empresa no bairro Redentor, está com as máquinas ligadas 24 horas por dia. Em tempos normais a ETA funciona em média 18 horas/dia, segundo uma fonte da empresa em Leopoldina, que pediu  para não ser identificada com medo de sofrer represálias.

A reportagem do jornal Leopoldinense foi ao local onde é feita a captação no rio Pirapetinga e constatou que a situação é dramática como mostram as fotos de João Gabriel Baia Meneghite.

Apesar da estiagem e o do forte calor, o abastecimento d’água em Leopoldina aparentemente está normal, mas o que se vê na captação é alarmante. Segundo uma fonte do jornal, a captação em tempos normais na estação da Serra da Vileta é de 160 litros por segundo, o  equivalente ao consumo de Leopoldina e suficiente para o abastecimento de toda a cidade. Mas, segundo a mesma fonte, atualmente (04/11), a captação é de aproximadamente 130 litros por segundo, considerada crítica, revelou.

Quando a situação está normalizada no local onde é feita a captação no Rio Pirapetinga, há sobra de pelo menos 50 litros por segundo, mas hoje (04/11) a sobra é de aproximadamente 3 litros por segundo, revelou a fonte do jornal.

A vazão do manancial é três vezes superior à captação. No ano passado, a COPASA informou que existia um projeto de aumentar a captação na Serra da Vileta para 180 litros por segundo, o que daria mais folga ao abastecimento. Mas, ao que parece, as obras não foram feitas e, consequentemente, a vazão não foi aumentada e hoje existe claramente o risco de desabastecimento.

Segundo o IMVC – Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática, plataforma desenvolvida pela FEAN - Fundação Estadual do Meio Ambiente em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o município de Leopoldina tem situação crítica no índice de disponibilidade hídrica superficial.

O clima seco, aliado ao calor tradicional desta região, propiciaram a repetição de cenas tristes ao longo deste período, como queimadas ameaçadoras. Paralelamente, a população, acostumada que está a ver os mananciais de água sempre cheios, não tem o hábito de economizar. O momento atual é propicio para uma mudança de costumes e de consciência a respeito do uso da água. Ou o ser humano passa a ter uma relação mais racional com a água ou ela faltará nos próximos anos. 

Dicas da Copasa para economizar água

Devido ao período de estiagem e as altas temperaturas registradas  nestes últimos dias, o nível de água do Rio Pirapetinga, responsável pelo abastecimento de água de 100%  da cidade de Leopoldina está baixo.  É necessário que todos colaborem economizando água evitando desperdícios.

-Um chuveiro aberto durante 05 (cinco) minutos consome, em média, 60 litros de água.

-Uma torneira com um filete de 0,5 mm de vazamento pode  desperdiçar,  em  média,  1.000 litros de água por dia.

-A mangueira é um dos maiores vilões no desperdício de água. Devemos sempre usar o balde para lavar o carro, a vassoura para varrer calçadas, regadores para irrigar jardins, evitando sempre o uso da mangueira para estes fins.

-Quando lavamos as mãos, escovamos os dentes ou tomamos banho, devemos manter a torneira e chuveiros fechados. Tenha os mesmos cuidados quando for lavar as roupas ou a louça.

-Devemos utilizar sempre água do reservatório domiciliar ( caixa d´água), principalmente na pia da cozinha que pode aumentar o consumo em até 100%. Clique no titulo e veja as dicas da Copasa.

-Quando viajar, desligue o registro de entrada de água.

-Vasos sanitários podem consumir até 40 % da água do uso de uma casa; a cada segundo com a descarga apertada, vão embora 02 litros de água.

-Observe sempre a boia da sua caixa d’água. Bóia estragada é água perdida pelo ladrão.-

-O hidrômetro é um grande aliado. Experimente fechar todas as torneiras de sua casa. Se o marcador do hidrômetro não parar, é porque existe vazamento interno. Ligue para a COPASA ou chame seu bombeiro de confiança.

As queimadas prejudicam o meio ambiente devido ao ressecamento do ar, morte da matéria orgânica presente no solo, retirada da vegetação que cobre o solo, aumento a velocidade de água da chuva, reduzindo sua infiltração na terra e assoreando os mananciais.É importante salientar que o fogo não destrói apenas a flora. Todo acervo de vida, micro vida existente no local sofre com o fogo, ou melhor, é eliminada por ele.

Enquanto as chuvas não fizerem nossos lagos, rios e reservatórios voltarem a ter seu nível normal, as pessoas que estão sem água dependem da colaboração e boa vontade dos que ainda tem água de sobra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »