16/11/2015 às 08h29min - Atualizada em 16/11/2015 às 08h29min

Atividades celebram a Semana Nacional da Consciência Negra em Leopoldina

Dois eventos estão programados: Cefet promove debates no dia 19 e Movimento Negro rende Tributo a Zumbi dos Palmares no dia 20.

Luiz Otávio Meneghite
Zumbi dos Palmares

Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, uma série de atividades que fazem alusão à data estão programadas para todo o país e também em Leopoldina. Consagrado como data de sensibilização nacional para conquista de direitos e de valorização da história e cultura da população negra, o 20 de Novembro foi instituído em 2003, pela Lei 10.639/03, e é celebrado em todo o país.

"Desde 2003, o Governo Federal tem uma escuta diferenciada das demandas do movimento negro em relação à superação do racismo, com o estabelecimento de dois marcos: a Lei 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a inauguração da Seppir, com o objetivo de fazer uma discussão interna e promover políticas públicas do governo federal nas mais diferentes áreas, visando a promoção da igualdade racial”, afirma a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes. “O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para reflexão, discussão e para comemorar a presença negra na sociedade brasileira e sua grande participação na constituição do nosso país", declara a ministra.

Com inúmeras atividades de reflexões, debates e mobilizações, o Dia Nacional da Consciência Negra envolve grande parcela da sociedade brasileira em torno dos ideais de igualdade racial e respeito à diversidade. “Hoje essa data tem significado mais profundo para a sociedade brasileira. A gente para um momento para discutir os limites e os avanços da superação do racismo em nossa sociedade. É um momento para analisarmos como essas políticas têm avançando ou não para pensarmos em novas ações, tanto nas esferas municipal, estadual e federal, além de outras instâncias”, considera Nilma Lino Gomes.

Histórico

A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695. A República de Palmares é um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, constataram a data da execução de Zumbi e iniciaram uma série de comemorações anuais, elevando-a como data de referência negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial incorporou a data como celebração nacional e tornou Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro. Em 2003, a Lei 10.639/03, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, integrando a data ao calendário escolar brasileiro. Já em 2011, a Lei Nº 12.519 instituiu a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Cefet Leopoldina promove debates na Semana da Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), do CEFET de Leopoldina, promove na quinta-feira, dia 19 de novembro, a II Semana da Consciência Negra e o I Simpósio de Estudos Afro-brasileiros, proporcionando a alunos, professores e público presente, discussões sobre a situação das populações afro-brasileiras no contexto o atual, com a finalidade de promover reflexão acerca do panorama brasileiro. O evento terá início às 08h30min, no auditório do CEFET, em programação que abrange as áreas da Sociologia, Literatura, Filosofia, Educação e Cultura, abordando a situação dos jovens estigmatizados nas periferias brasileiras, a questão das cotas raciais nas universidades, o histórico da situação do negro através dos tempos, a presença afro-brasileira na literatura, a desigualdade social e o rap como manifestação cultural politizada da juventude.

Segundo o coordenador do NEAB, professor Diego Lucas Nunes de Souza, “especialmente neste momento em que o racismo se evidencia na vida brasileira, com notícias de injúrias raciais contra artistas e atletas negros, é de extrema importância trazer a questão para que possa ser apresentada sob os seus variados aspectos, para que se possa repensar posturas e atitudes, bem como sensibilizar os jovens para a seriedade do problema enfrentado. Nesse sentido, o trabalho do NEAB é o de combater atitudes preconceituosas e contribuir para que o racismo se torne uma página virada na história do nosso país”.  

Durante o evento será oficialmente instituído o Kilombo - grupo de pesquisa em estudos afro-brasileiros, que visa valorizar a cultura, história e identidade afro-brasileiras, apresentando sua importância para a sociedade.

Confira abaixo a programação completa:

08:30 - Mesa de abertura

Prof. Dr. José Antônio Pinto - Diretor do CEFET-MG/Leopoldina

Prof. Dr. José Evaristo Rodrigues Costa - Diretor de Ensino do CEFET-MG/Leopoldina

Prof. Me. Diego Lucas - Coordenador do NEAB/Leopoldina

08:50 - ATIVIDADE CULTURAL

Mesa 1: A mobilidade social do negro no Brasil e seus percalços

Mediador: Prof. Me Diego Lucas

09:10 - O papel da mídia na criminalização de jovens pobres e negros do Brasil

Ana Idalina Carvalho Nunes (Filósofa, escritora e mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF)

09:30 - A cor do capitalismo e a cor da fome; e as prioridades no combate às injustiças

Luciano de Andrade (Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, educador e livreiro)

09:50 - Preconceito e exclusão: uma discussão sobre as cotas nas Universidades brasileiras

Prof. Dr. José Antônio Pinto (Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul e diretor do CEFET-MG/Leopoldina)

10:20 - Debate

10:30 - Coffee Break

 

Mesa 2: Cultura, identidade e religiosidades afro-brasileiras

Mediador: Prof. Me. Diego Lucas

10:45 - À flor da pele: personagens negros, uma história de marginalidade dentro e fora da literatura

Prof. Esp. Geraldo Filho (Especialista em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e professor do CEFET-MG/Leopoldina)

11:05 - O rap como expressão política do jovem da periferia

Rafael Korah (Rapper e oficineiro de grafite no programa SERjovem, da Secretaria de Assistência Social de Cataguases)

11:25 - Quem somos?

Gino Ribas Meneghitti (Graduado em Filosofia pela UFOP e técnico administrativo do CEFET-MG/Leopoldina)

11:45 - Debate e sorteio de brindes

12:00 - Encerramento

Movimento Negro de Leopoldina rende Tributo a Zumbi dos Palmares

A Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, o Movimento Negro de Leopoldina e a Impacto Produções apresentam na sexta-feira, 20 de novembro, na quadra coberta da escola, o Tributo a Zumbi dos Palmares ‘A Festa das Raças VI’.A programação anuncia a participação de delegações de Argirita, Cataguases, Recreio, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, que serão recepcionadas a partir das 17h30. Às 18:00 horas haverá a abertura com grande ‘Roda de Capoeira’ com a presença de capoeiristas de Leopoldina e região.

Estão sendo anunciados shows de dança com as participações do Grupo de Dança Pérola Negra, alunos do 6º ao 9º ano da Escola Judith Lintz, Grupo Justino e São Vicente, de Cataguases, Companhia de Dança Impacto Urbano, de Cordeiro (RJ), Instituto Cultura do Samba, de Juiz  de Fora, ICI Wesley e Grupo Evolution, de Recreio.Também na programação apresentações das fanfarras da escola de Argirita, da Osmar Lacerda França e da Judith Lintz. Dois cantores negros se apresentarão: Janaina Gentil, de Leopoldina e Luiz Preto, de Laranjal.

Fontes: Wagno Rocha Antunes, do Movimento Negro de Leopoldina, Diego Lucas, da Coordenação do NEAB/Cefet Leopoldina e Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »