29/11/2015 às 08h16min - Atualizada em 29/11/2015 às 08h16min

Energisa culpa Light pela falta de energia na noite deste sábado (28)

Comunicado oficial diz que apagão foi ocasionado por uma falha de fornecimento de energia, por parte da supridora Light para a Energisa Minas Gerais.

A falta de energia foi registrada em toda (ou quase toda) a cidade de Leopoldina na noite deste sábado (28), entre 20h30min e 21h33min., deixando preocupados grande parte dos comerciantes que utilizam freezers para estocar produtos congelados. Os supermercados de grande porte da cidade já estão preparados para este tipo de eventualidade, pois dispõem de geradores de energia para suprir a falta nas linhas de alta tensão.

Outro receio vem dos moradores, que ficam com medo de terem suas casas invadidas por bandidos, que aproveitam da situação. Alguns aproveitam para brincar com equipamentos luminosos que cortam o céu da cidade. Outros demonstraram preocupação com equipamentos elétricos e eletrônicos que são desligados repentinamente.

Mas o que deixa a população frustrada é a falta de informação sobre o ocorrido. Apesar de várias tentativas de contato com o telefone da Central de Soluções da Energisa, as linhas estavam congestionadas.

Comunicado

A Energisa esclarece que a interrupção no fornecimento de energia elétrica que ocorreu ontem, (28/11), por volta das 20h30, afetando parte da área de concessão da Energisa em Minas Gerais, foi ocasionada por um problema nas linhas de transmissão de uma das empresas responsáveis pelo suprimento de energia do Sistema Interligado. A ocorrência afetou, inclusive, os clientes atendidos pela Light e pela Ampla, concessionárias que atendem ao estado do Rio de Janeiro.

A Energisa reforça que imediatamente, após o ocorrido, tomou todas as medidas necessárias para restabelecer a energia o mais rápido possível, o que permitiu reduzir o impacto da interrupção de energia, já nos primeiros seis minutos, para quase a metade dos clientes afetados, priorizando hospitais, por exemplo.

A energia elétrica foi sendo restabelecida gradativamente e às 21h47, foi totalmente normalizada, mesmo sem que o fornecimento da Light fosse normalizado, o que foi possível graças ao sistema robusto e de qualidade que a Energisa possui, com investimentos constantes em toda a sua rede, manutenções e expansão do sistema elétrico.

A Energisa já solicitou, junto à empresa responsável pelo suprimento de energia, informações detalhadas sobre as causas que motivaram a interrupção. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)  também está apurando a ocorrência para avaliar as causas e medidas para evitar que outras situações como essa aconteçam.

A Energisa agradece a compreensão dos seus clientes

A nota foi expedida por Josiane do Carmo Ferreira Campos-Analista Comunicação da Gerência de Comunicação e Marketing.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »