14/12/2015 às 09h31min - Atualizada em 14/12/2015 às 09h31min

Dezembro, mês de luto no nosso futebol

Thadeu Silva Furtado
Getúlio Subirá e Betinho na comemoração dos 100 anos do E.C.Ribeiro Junqueira. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
Realmente, este mês o futebol de nossa Leopoldina ficou de luto, pois perdemos dois ícones e legítimos representantes do nosso esporte bretão...

Primeiro o nosso querido Betinho, responsável pela minha iniciação no nosso querido Rosário Central, embora ele nem se lembrasse disto, (engraçado como as pessoas de bom coração nem se recordam, às vezes, das coisas boas que fazem), e que, como dizia nosso mestre Ivo Nascimento, não era um craque, mas desfrutava de uma liderança e uma garra sem par.  Eu o conheci  quando jogávamos uma pelada no canto do campo do Arranca Toco,  ele nos viu, pediu ao Seu Ivo para nos colocar e completar o treino do Rosário. Alguns dias depois foi realizada uma partida entre o Vasco da Gama e o Rosário Central, que contava com a presença de Telê Santana.  Não tendo condições de pagar para entrar no estádio,  Betinho  pediu ao Seu Ivo para me uniformizar, ficar na reserva assistindo o jogo.  E assim foi indo até que fomos inscritos no campeonato da Liga Esportiva Leopoldinense.

E outro, foi nosso grande técnico e professor Getúlio Subirá, que conheci primeiro como professor de educação física no ginásio e foi responsável pela grande inovação técnica e tática não só do futebol, mas como os conceitos de toda cultura de prática do esporte de um modo geral.  Com ele nós saímos de uma era de futebol disciplinado, sob a batuta do nosso também querido professor Botelho, de grandes vitórias à frente da Liga Estudantil, com ênfase na preparação física e começamos a praticar táticas e técnicas inovadoras na época, aliadas ao preparo físico. Disputei com ele representando o ginásio na primeira olimpíada estudantil em Cataguases.  Tinha o dom da palavra,  uma oratória sem igual! Falava  com uma enorme clareza sobre o esporte, acrescentando  sempre lições de vida, com detalhes  que ainda guardo na memória até os dias de hoje.

Enfim, como diz o poeta, vida que segue, nós os perdemos, mas o céu ficou mais rico com a presença dos dois... 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »