19/12/2015 às 13h21min - Atualizada em 19/12/2015 às 13h21min

Por falta de apoio AVAC anuncia encerramento de ajuda a animais abandonados

Elileia cuidando dos animais na AVAC
A AVAC-Associação dos Valentes Amigos dos Cães de Leopoldina que funciona em um sítio alugado próximo à Toca do Vovô, anunciou  em sua página no Facebook o possível encerramento de suas atividades por falta de apoio do poder público. O texto de Bárbara Reis denuncia ainda a situação precária do canil municipal na estrada velha de Cataguases.

“É com lágrimas nos olhos que venho fazer essa postagem. A AVAC está fechando as portas! Bom, é até difícil saber por onde começar esse texto. Eu que sempre vi essa luta de tão perto e a agarrei com unhas e dentes junto da minha guerreira amiga Elileia. Agora estamos vendo tudo ir por água abaixo. A dor é sem tamanho, a sensação é de nadar, nadar e morrer na praia e sem socorro nenhum.

  Nós sempre optamos por não postar nada aqui envolvendo política; a única coisa que eu sempre disse que é não temos ajuda do poder público. Então agora vamos lá.  Eu acompanhei de perto a garra da Elileia, com barrigão e com o neném recém nascido atrás do Sr. prefeito, pedindo ajuda para pagar o aluguel, e as contas de água e luz. Era só o que ela pedia, não iria passar dos R$ 500,00. Mas eram só promessas, só enrolamentos. Pedimos tanto a ajuda do Noraldino Junior, corremos tanto atrás, e durante esse tempo todo íamos  virando daqui e dali, conseguindo pagar aluguel, conta de água de luz, tratamento dos animais, algumas castrações, e a ração. Só Deus sabe  como conseguimos ficar de pé durante todo esse tempo. Só o amor por esses animais nos dava força para continuar todos os dias. E no meio de toda essa luta, as pessoas que não paravam de ligar, pedindo socorro e falando de animais machucados e filhotes prestes a morrerem.  Pensem como ficava nosso coração.  Divididos entre a dor de não poder ajudar mais um pobre animal por falta de recurso.  

  Acho que não adianta estender muito esse assunto porque quem conhece nosso trabalho sabe que fizemos de tudo. Hoje a AVAC passa pela situação mais triste de todas.  Os animais estão sem o que comer, e não temos mais dinheiro para pagar o aluguel do sítio, devemos muito em duas clinicas veterinárias da cidade, cerca de R$ 4.000,00. Os animais infelizmente vão voltar para a rua, e o sitio terá que fechar as portas.  

  Bom, nossa Prefeitura poderia abrigar os animais que vivem na AVAC hoje no Canil Municipal, mas não será possível sabem porque? Eu estive no Canil, estive estudando maneiras de fazer funcionar sistemas que em outras cidades são eficazes, mas me deparei com a mais infeliz realidade, nem água potável os animais de lá tem, tomam essa água de poço que vocês estão vendo na foto abaixo.

Ha alguns finais de semana atrás estive no Canil para visitar os animais, e também estavam sem ração, a situação é desoladora, é desanimadora, eu como protetora e ativista sinto o tamanho do descaso por parte dos nossos governantes na causa animal.

Quero lembrar que temos pessoas maravilhosas que nos ajudam, mas que são poucas diante da despesa que os animais da AVAC geram. Infelizmente é um saco de ração de 25 kg para dois dias, o que recebemos de doação não tem dado vazão.

Nunca conseguimos pagar as contas nas clinicas veterinárias, pois quando temos algum dinheiro, temos que guardar pois temos aluguel e ração, falando por alto, porque muitas vezes colocamos a mão no nosso bolso e comprarmos remedios, figado pra fazer pros filhotes debilitados, não temos dinheiro pra pagar ninguem pra limpeza, a Elileia está la todo dia com o filhinho novinho dela.

É com muita dor no coração que eu digo, estamos, eu e  Elileia  jogando as cartas na mesa e dando a noticia a todos.  A AVAC está fechando as portas, e os animais irão ser devolvidos às ruas. Sem ajuda do poder público acabou a causa, e já estamos cansados de só promessa. Precisávamos de algo pra ontem e não foi feito, acabou o sonho, acabou a luta, os animais estão sem o que comer, e infelizmente em breve sem onde morar, pois não temos como arcar com esse aluguel e todas as despesas.
Obrigado a todos que sempre nos apoiaram de alguma forma e sempre acreditaram no nosso trabalho.”   Encerra o texto  Barbara S. Reis.
 
Canil Municipal


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »