01/02/2016 às 08h36min - Atualizada em 01/02/2016 às 08h36min

Atendimento em restaurantes, bares e similares de Leopoldina deixa a desejar, aponta enquete

Os clientes quase sempre vão a determinado estabelecimento levados por sugestão de um amigo que já esteve no local e gostou.

Luiz Otávio Meneghite
Quase 100% das enquetes promovidas pelo Jornal Leopoldinense Online são originadas de sugestões dos nossos leitores. A que passamos a analisar o resultado, com a pergunta: Como você avalia o atendimento em restaurantes, lanchonetes, trailers, bares e pizzarias de Leopoldina?, foi sugerida pela leitora Marcela Farinazzo, em e-mail enviado à Redação.

A opinião inicial de uma pessoa sobre qualquer coisa dificilmente é mudada. Mesmo que argumentos fortes mostrem que aquela opinião formada no primeiro momento estava errada, ela continua prevalecendo por muito tempo e acaba por se tornar a opinião pública. É por isso que se diz que a primeira impressão é a que fica na memória das pessoas.

Para construir uma imagem positiva pode se levar anos e para destruí-la basta um comentário maldoso recheado de segundas intenções. Com o aumento do uso das redes sociais os comentários sobre determinados assuntos são disseminados com a rapidez de um rastilho de pólvora e numa fração de segundos, num piscar de olhos, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.

No caso específico da enquete, os clientes quase sempre vão a determinado estabelecimento levados por sugestão de um amigo que já esteve no local e gostou. Há alguns anos deixei de freqüentar bares onde eu era presença constante nos finais de semana. No local, eu e meus amigos procurávamos um bom papo, uma cerveja gelada, bons tira gostos e principalmente um bom atendimento. Ùltimamente, havíamos nos tornado mais exigentes e queríamos também um ambiente livre da fumaça dos cigarros, cujo consumo, felizmente, vem diminuindo de uma maneira geral.

Tive um amigo, de saudosa memória, que durante muitos anos foi caminhoneiro. Certa vez, ele me disse que uma estratégia para se escolher um bom restaurante à beira estrada era observar o número de caminhões estacionados no pátio do posto. Se estivesse cheio, podia estacionar que a comida era de boa qualidade e o atendimento também. Era tiro e queda.

Tenho uma prima, que até se aposentar, foi dona de restaurante em Leopoldina. O estabelecimento sempre ficou lotado e a explicação vinha de todo o ambiente, mas principalmente da cozinha que podia ser conhecida pelos clientes, que tinham a oportunidade de constatar o asseio e a limpeza do local e das profissionais que lá trabalhavam, além do atendimento, claro.

Se você é do tipo para quem bastam alguns minutos de presença num bar, restaurante, trailer, pizzaria ou lanchonete para determinar se o local é bom ou ruim, pense na possibilidade de dar uma segunda chance se não foi bem atendido da primeira vez e, quem sabe, rever os seus conceitos principalmente se for do tipo que volta e meia antipatiza com as pessoas à primeira vista. A primeira impressão não precisa ser necessariamente, a definitiva. Dar uma segunda chance a alguém de te surpreender positivamente, sempre valerá a pena.

Está comprovado que quando temos uma primeira má impressão sobre alguém, nosso cérebro memoriza aquela pessoa como negativa daí para a frente e podemos estar avaliando o seu estabelecimento comercial em função do que pensamos do dono. Por isso é bom analisar se a sensação negativa em relação à outra pessoa vem baseada em julgamentos precipitados nos levando ao sentimento de antipatia imediata.

Mas, quem é dono ou gerente de um estabelecimento comercial análogo aos mencionados na enquete deve estudar com atenção os números que dela resultaram e fazer uma autocrítica. Pergunte a você mesmo se está oferecendo um bom atendimento aos seus clientes, se a comida servida é de boa qualidade e manipulada com asseio. Pergunte a si mesmo se há o que melhorar e tome as providências que os clientes esperam.

Analise com atenção os números demonstrados no infográfico de João Gabriel Baia Meneghite


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »