24/04/2014 às 08h54min - Atualizada em 24/04/2014 às 08h54min

Escola Parque

Década de 60 do século XX

Luciano Baía Meneghite
Fotografia de Ivan Carlos, gentilmente cedida pelo autor

Às 10 horas do dia 22 de junho de 1958, foi feito o lançamento da pedra fundamental de construção das instalações do Parque Primário Complementar de Leopoldina.

A vocação educacional do espaço já veio desde o início, pois instalava-se, em Leopoldina, a primeira unidade do Plano Piloto para Erradicação do Analfabetismo no Brasil: a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA)(Governo JK).

No Parque Primário Complementar, construíram quatro prédios com salas de aulas, oficinas e área para a prática de esporte e lazer projetados de modo bastante funcional de maneira que pudessem, alunos e professores, transitar livremente pelas dependências, por um período de 7 horas diárias.

O espaço foi inaugurado em 09 de abril de 1960 e abrigou duas importantes instituições da história de Leopoldina: “Rádio Sirena” e “Escola Parque”. A primeira teve uma vida curta, funcionou apenas até 1963 e a segunda, até 1968.

Ainda que não tenham conseguido alcançar todos os objetivos, essas instituições apresentaram uma contribuição significativa para transformar o ensino na região. Os alunos terminavam o ciclo das oficinas e saíam aptos para o trabalho, aumentado-lhes as chances de se estabelecer, com eficácia, no já difícil mercado de trabalho daquela época. Estes projetos representam uma importante fase da memória da Educação no Brasil. O espaço acabou ficando conhecido em Leopoldina por Escola Parque.

No período de 1982 a 1987, o espaço foi ocupado pelas instalações da Prefeitura Municipal de Leopoldina e seus diversos setores de trabalho.

Em 1986, o Ministro de Estado da Educação, Jorge Bornhausen, com aprovação da Presidência da República, deflagrou o programa de expansão e melhoria do ensino técnico e, mais uma vez, Leopoldina foi contemplada na área da educação. Em 13 de março de 1987, foi autorizado o funcionamento do campus avançado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: a Unidade de Ensino Descentralizada de Leopoldina, UNED/Leopoldina (terminologia utilizada na época da criação).

Assim, o antigo campus da Escola Parque, um espaço físico de aproximadamente 18.000 m2, volta a ser um espaço de desenvolvimento da educação no município de Leopoldina e começam as atividades relacionadas aos Cursos Técnicos Integrados de MECÂNICA e ELETROTÉCNICA. A aula inaugural do campus foi realizada em 23 de março de 1987.

Para a implantação desta Unidade, não se pode deixar de citar o Dr. Alberto Freire de Carvalho, figura ímpar, juntamente com o Prefeito Municipal da época, Sr. Osmar Lacerda França (Liliu), que não pouparam esforços para que Leopoldina recebesse tal presente. Como singela homenagem, a biblioteca do Campus leva o nome do Dr. Alberto Freire de Carvalho.

Fonte: CEFET – MG – Campus Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »