29/04/2016 às 10h12min - Atualizada em 04/05/2016 às 08h12min

Prazo para fazer Cadastro Ambiental Rural termina nesta quinta-feira 5 de maio

Câmara de Leopoldina cede espaço e funcionários para fazer Cadastro Ambiental Rural de forma gratuita.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
O Cadastro Ambiental Rural pode ser feito na Câmara de Vereadores gratuitamente.
O prazo registrar os imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina nesta quinta-feira dia 5 de maio. O objetivo do cadastramento é regularizar as informações ambientais das propriedades. O produtor precisa declarar a localização georeferenciada das áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito. Além de possibilitar o planejamento ambiental e até econômico da propriedade, a inscrição no CAR é um pré-requisito para acesso à emissão de cotas de reserva ambiental e aos benefícios dos programas de regularização ambiental. 

Cadastro pode ser feito na Câmara Municipal de Leopoldina

O presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, vereador Ivan Martins Nogueira, estabeleceu parceria com o escritório local da Emater com o objetivo de promover a identificação e a integração das propriedades e posses rurais no município de Leopoldina através do CAR-Cadastro Ambiental Rural, para realizar o planejamento ambiental, de modo a bem combater o desmatamento e outros danos ao meio ambiente.
 
Pela parceria estabelecida a Câmara está cedeu instalações e funcionários para a realização do Cadastro Ambiental Rural, cuja inscrição é obrigatória para todos os imóveis rurais, sejam públicos ou privados, de modo que permita o monitoramento e melhor desenvolvimento de uma política ambiental.
 
Segundo o último censo do IBGE (2006) o município de Leopoldina possui 1408 propriedades rurais, e devido ao exíguo prazo para o Cadastro (maio de 2016), sem um efetivo apoio do poder público, é grande o risco de muitas propriedades não serem regularizadas.
 
Em 17/11/2015, a Gerência Regional da EMATER, se reuniu com diversos órgãos e produtores rurais, conclamando a sociedade que participe das ações necessárias. Em apoio aos inúmeros leopoldinenses diretamente envolvidos na questão, a Câmara Municipal de Leopoldina, disponibilizou um espaço para realizar os registros necessários à regularização, atuando diretamente com a EMATER local.
 
Segundo Cimar Onofre Barbosa, do escritório da Emater em Leopoldina, sem a parceria em curso, estaria inviabilizado o Cadastro de muitas propriedades locais, comprometendo irremediavelmente as políticas públicas a serem desenvolvidas.
 
O presidente Ivan Martins Nogueira disse ao jornal Leopoldinense que os pequenos produtores rurais, que possuem áreas de até 4 módulos fiscais, ou seja, até 120 hectares ou 25 alqueires, vem sendo atendidos no espaço cedido pela Câmara Municipal de Leopoldina, de forma gratuita.
 
“É uma ação de cidadania que promove o Poder Legislativo, de modo a contribuir com a política pública de grande alcance que vem sendo desenvolvida”, disse Ivan Nogueira.
 
Com informações da Emater-MG e da Câmara Municipal de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »