02/05/2016 às 00h00min - Atualizada em 02/05/2016 às 00h00min

Concessionária VLI aprova e apoia Projeto Trem Rio-Minas, diz jornal

Uma equipe da empresa já vem fazendo a conservação de todo percurso da linha férrea

O jornalista Will Sérgio Brum, editor do jornal Voz da Cidade, de Recreio (MG) revelou em sua última edição online, que a Concessionária de Transporte Ferroviário de Cargas VLI, responsável pelo trecho Cataguases (MG) a Três Rios (RJ), autorizou, através da Carta de Anuência, o Trem Turístico Rio–Minas, sem objeção e se colocando a disposição para apoiar, orientar a implantação do projeto.
 
O documento era o último passo da etapa burocrática junto a ANTT no Ministério dos Transportes para a análise definitiva da implantação do trem turístico regional, que vai ligar os dois estados precursores da ferrovia no Brasil e será operado pela ONG Amigos do Trem, que já está encaminhando para a oficina de Recreio as locomotivas e carros de passageiros (já cedidos pelo DNIT) para restauração. De imediato serão enviados para a oficina de Recreio a recuperação de locomotivas ( Fac-Emac da linha bitola estreita métrica) e vagões de passageiros. Como anunciado anteriormente pela mídia ,a litorina e vagões que ligavam Rio de Janeiro à São Paulo, “Trem de aço” que seriam cedidas para o projeto, não mais farão parte, devido a bitola de 1,60 m de suas composições. Uma equipe de funcionários vem fazendo manutenção no trecho de 187 km de linha.
 
Devido a inúmeras dificuldades encontradas com a atual situação econômica e política do País, a implantação do trem turístico Rio-Minas, ligando Cataguases à Três Rios amplamente divulgada para ser inaugurada em 2016, deverá ter seu desenvolvimento somente em 2017.
 
O projeto trem Turístico Rio-Minas tem parceria do Ministério dos transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, ONG Amigos do Trem, Prefeituras do trecho: Cataguases, Leopoldina (distritos de Vista Alegre, Ribeiro Junqueira, Abaiba, Vila da São Martinho e Providência), Recreio, Volta Grande, Chiador, Além Paraíba, Sapucaia e Três Rios, com apoio do Governo de Minas e do Movimento Além dos Trilhos.
 
Segundo a matéria assinada pelo jornalista Will Brum, não só as linhas férreas da centenária Estrada de Ferro Leopoldina estão sendo conservadas pela concessionária VLI nos dois ramais incluindo Recreio (MG) a Campos (RJ)-, mas também as construções (oficina de locomotivas e tanques de abastecimento), para a implantação, ano que vem, do trem turístico “Expresso Trem da Terra “, pela ONG Amigos do Trem.
O chamado Trem da Terra contará com duas locomotivas, quatro carros de passageiros e dois carros-restaurantes, percorrendo 187 quilômetros de malha e transportando 240 passageiros por viagem. Além de conectar os estados e oferecer à população uma opção adicional e quase exclusiva de turismo, o trem influenciará também a economia. De acordo com a OSCIP* Amigos do Trem, a iniciativa deve gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Com duração de cinco horas, as viagens serão realizadas inicialmente apenas aos fins de semana. O bilhete deve custar de 40 a 50 reais.
 
 
De acordo com a matéria publicada no jornal Voz da Cidade, de Recreio com certeza o entroncamento ferroviário qualificou Recreio como ponto nobre de todos os trajetos. Esse projeto, e os objetivos da VLI trouxeram grandes esperanças para o desenvolvimento de Recreio. Podendo ser dinamizada toda a área do entorno da Estação Ferroviária, fazendo a cidade se destacar.
 
O jornalista revela que ficará por conta da Prefeitura de Recreio a infraestrutura turística de todo espaço: a Estação-museu da cidade, sala de internet, salão para apresentações culturais e folclóricas, escola de música infantil, o jardim com a implantação da feira de artesanato local com cerâmica, pano de prato, tricô, sandálias, doces e a Rua Ferreira Neto, por ser a mais  importante da história da cidade, deverá ser tombada com construção de calçadão e instalação de bares, lanchonetes e restaurantes, criando um grande complexo de lazer com potencial turístico no centro da cidade, preservando assim toda sua incrível história ferroviária. Tudo será transformado em comércio e lazer, fazendo jus aos tempos áureos de sua fundação em função da ferrovia, e das muitas atrações de seu percurso de vida ferroviária.
 
► PARA REFRESCAR A MEMÓRIA
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »