27/05/2016 às 17h26min - Atualizada em 27/05/2016 às 17h26min

Bienal do Livro de Juiz de Fora anuncia Luiz Ruffato

Primeira edição do evento será realizada em junho, com entrada franca. Organização espera 60 mil visitantes em seis dias.

Do G1 Zona da Mata
Nascido em Cataguases e formado na UFJF, o escritor Luiz Ruffato é um dos nomes já confirmados na 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora (Foto: Tadeu Vilani)
Juiz de Fora terá pela primeira vez uma Bienal do Livro. O evento, com entrada gratuita, será realizado entre os dias 14 e 19 de junho. A organização confirmou a presença do escritor Luiz Ruffato, natural de Cataguases e um dos vencedores do prêmio Jabuti em 2015, além de Carina Rissi, Graciela Mayrink, Chris Melo, Patrícia Barboza e Maurício Gomide. A expectativa é de 60 mil visitantes.

A 1ª Bienal do Livro terá 45 estandes de editoras, livrarias e distribuidoras locais e nacionais em um espaço de 2.600 metros quadrados no Centro de Convenções do Independência Trade Hotel, no Bairro Cascatinha. O evento terá mesas redondas, oficinas, tarde de autógrafos, encontro com autores e contadores de histórias. A programação completa ainda será divulgada.

“Os visitantes podem esperar um evento que não vai dever nada às bienais de grandes centros, em um formato para Juiz de Fora. Com a intenção de levar editoras nacionais, valorizar o público e os livreiros e autores locais, queremos fazer com que o livro vire o grande tema", disse Cristina Sena, da Signa Eventos, responsável pela organização.

Entre os expositores confirmados, estão as livrarias Palavras e Ideias, Cadori e Arco-Íris e editores Gryphon, Editar, todos de Juiz de Fora. Alguns deles oferecerão programação especial dentro do evento. Haverá estandes das editoras nacionais Record, Sextante, Intrínseca, Novo Conceito, DSOP, Ediouro, HarperCollins e Girassol. Autores independentes também poderão participar.

As mesas redondas vão também reunir escritores como Eduardo Monsanto, Sheyla Smanioto, Gustavo Krause e Paulo Henriques Britos. Nomes de destaque na região como Edimilson de Almeida Pereira, Iacyr Anderson Freitas, Prisca Agustoni e Fernando Fioresi também irão participar.

"Ainda estamos trabalhando para trazer mais nomes dentro dos pedidos que recebemos no nosso site e nas redes sociais. A gente quer fazer um evento gostoso de participar e espera que a visitação seja da família toda", ressaltou Cristina Sena.

Outra atração será o encontro de food trucks e bike trucks no local do evento. A Bienal tem apoio da TV Integração, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Câmara Mineira do Livro (CML) e a produção e comercialização da F. Works Produtora. Cristina Sena destacou que o objetivo é promover o maior evento de literatura da Zona da Mata e incentivar a paixão pelos livros.

"A nossa intenção é fazer uma grande festa, unir e reunir todas as idades indistintamente, como a leitura, que é democrática, faz. A gente quer promover um evento onde os participantes possam transitar livremente. Quem ainda não lê vai sair com vontade de pegar um livro e começar já. Quem já lê vai se encontrar com a variedade e quantidade de títulos que a gente vai oferecer", ressaltou.

A Bienal estará aberta entre terça-feira e sábado, das 9h às 22h, e no domingo, das 10h às 19h. Os organizadores destacaram que escolas públicas e particulares podem agendar visitas para receber atendimento personalizado. O telefone de contato é o (32) 3217-6538.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »