25/06/2016 às 08h36min - Atualizada em 25/06/2016 às 08h36min

Incubadora de Empresas do CEFET faz entrega de Certificados

As empresas iniciaram o processo de incubação em agosto de 2013 e finalizaram em fevereiro de 2016.

Prof. Lindolpho Araújo, Prof. Christien Lana (SOLUTECH), Prof. Rodrigo Sales (Coordenador da Nascente Incubadora), Antônio Carlos Nascimento (TUPÃ), Marco Antônio Mendonça (SEBRAE-MG), Prof. Douglas Martins (Diretor Unidade Leopoldina), Prof. José Geraldo
No dia 23 de junho de 2016, a Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG – Unidade Leopoldina, entregou os certificados de Graduação aos empreendedores das empresas SOLUTECH Sistemas, Christien Lana Rachid, e da TUPÃ Equipamentos Eletrônicos, Antônio Carlos Nascimento (Chu). Além dos empreendedores, estiveram presentes na cerimônia o Diretor da Unidade – Prof. Douglas Martins, o Diretor Adjunto, Prof. José Geraldo Ribeiro Júnior, o Coordenador da Incubadora, Prof. Rodrigo Lacerda Sales, o Prof. Lindolpho Araújo e o Técnico regional do SEBRAE-MG, Marco Antônio Mendonça.

As empresas iniciaram o processo de incubação em agosto de 2013 e finalizaram em fevereiro de 2016. Ao longo desse período, os negócios, com o apoio da Nascente Incubadora, tiveram a oportunidade de melhorar suas tecnologias, sua gestão e a participação no mercado.

De acordo com o empreendedor da SOLUTECH, Christen Lana, “os dois anos incubados no CEFET foram de grande importância para o crescimento da empresa, novos produtos foram criados, os processos administrativos e comerciais aperfeiçoados e uma nova unidade foi aberta na cidade de Juiz de Fora”. Christien aproveitou a cerimônia de graduação para agradecer a todos os colaboradores que passaram pela empresa e contribuíram com seu desenvolvimento e a toda equipe que trabalha direta ou indiretamente nos projetos atualmente.

Já o empreendedor da TUPÃ, Antônio Carlos do Nascimento (Chu), destacou que o período que passou pela incubadora do CEFET foi fundamental para melhorar e aprimorar o produto, que, segundo ele, chegou à incubadora em 2011 como um produto “artesanal” e, com o apoio da Nascente, conseguiu desenvolver fornecedores e reduzir os custos de produção do aparelho, melhorando sua qualidade. Além disso, Antônio Carlos afirmou que o produto está sendo vendido para vários estados e que o fato de ter tido o apoio do CEFET, por meio da Nascente, dá muita credibilidade ao negócio.

Segundo o Prof. Rodrigo Sales, as empresas geram várias oportunidades de estágio, emprego e trabalho em projetos para os alunos da engenharia e dos cursos técnicos:

‘...tanto no caso da Solutech, quanto no caso da Tupã, esse tipo de emprego se diferencia do mercado tradicional em função do trabalho ser especializado, o que faz com que a remuneração praticada seja bem maior que a média do mercado. Isso mostra a importância desse tipo de empresa (de base tecnológica) para a geração de empregos qualificados e os impactos que isso traz para o desenvolvimento sócio-econômico do município e região, pois, em condições normais esses alunos que estão empregados nas empresas graduadas não teriam essa oportunidade de trabalho na cidade’.

A partir de julho de 2016 a Nascente iniciará uma nova etapa, apoiando uma empresa incubada e quatro novos projetos de pré-incubação (onde as tecnologias estão numa fase inicial de desenvolvimento).

Solutech Sistemas



A Solutech Sistemas atua no segmento de serviços tecnologia da informação, desenvolvendo softwares e aplicativos, principalmente para instituições de ensino superior (gestão acadêmica). Iniciou suas atividades em julho de 2005 (está há quase dez anos no mercado) e a incubação em agosto de 2013, após o projeto de seu software ter sido aprovado por uma banca de professores do CEFET-MG no processo seletivo da Nascente Incubadora. O reconhecimento da oportunidade de entrar no mercado e a criação da empresa ocorreram por meio da observação das necessidades e dificuldades de uma instituição de ensino superior na qual os sócios eram professores, momento que perceberam a carência da instituição em relação ao uso de um sistema de gestão acadêmica (para preenchimento de diários, histórico dos alunos e controles acadêmicos para a instituição, os professores e os alunos).Atualmente a empresas possui duas unidades, sendo uma na cidade de Leopoldina e outra unidade na cidade de Juiz de Fora, onde serão realizadas exclusivamente as atividades comerciais, de atendimento e suporte aos clientes. A Solutech Sistemas está gerando oportunidade de trabalho para vários alunos dos cursos técnicos e do curso de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-MG Unidade Leopoldina. Atualmente são gerados em torno de 15 empregos (entre estagiários e funcionários efetivos). Segundo os sócios, a expectativa é que esse número chegue a 30 nos próximos anos.

Tupã Equipamentos Eletrônicos

A Tupã Equipamentos Eletrônicois produz equipamentos eletro/eletrônicos (eletrificador de cerca) e presta serviços na área de manutenção de máquinas e equipamentos eletrônicos, principalmente ligados ao setor do agronegócio. Passou por um período de um ano de pré-incubação (2011 a 2013), sendo que em outubro de 2012 iniciou suas atividades formalmente (momento em que nasceu a primeira empresa incubada na Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG). Em agosto de 2013 iniciou o período de incubação que terminou em fevereiro de 2016. Após observar esses problemas nos aparelhos que consertava, desenvolveu um equipamento diferente dos existentes no mercado, sem a necessidade de um sistema de aterramento, caracterizando assim a inovação e o diferencial em relação aos concorrentes, já que a vida útil do produto é muito maior do que os existentes no mercado.
 


FONTE: 
Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG- Unidade Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »