19/09/2016 às 09h07min - Atualizada em 19/09/2016 às 09h07min

85% dos leitores dizem que propaganda política do horário eleitoral não define o seu voto

As inserções de candidatos a prefeito e a vereador são veiculadas de segunda a domingo, ao longo das programações, das 5h à 0h.

Para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Leopoldina a propaganda eleitoral gratuita foi programada para ser feita somente nas três emissoras de rádio locais já que não temos emissora de televisão na cidade. Inicialmente, a propaganda foi feita apenas na Rádio Cidade FM e nesta reta final da campanha está sendo feita nas emissoras Rádio Jornal AM e na Rádio Luz (Comunitária) como parte de um acordo feito com a Justiça Eleitoral.  O rádio é uma importante janela de exposição dos candidatos e partidos durante as campanhas. Em teoria, através dos programas gratuitos, os candidatos podem se comunicar efetivamente com seus eleitores.

A propaganda eleitoral no rádio começou no dia 26 de agosto. Nas eleições deste ano, o período de propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias, com as mudanças provocadas pela minirreforma eleitoral (Lei 13.165/2015). A propaganda para os candidatos a prefeito está sendo veiculada das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio. A nova norma acabou com a propaganda em bloco para o cargo de vereador. As inserções de candidatos a prefeito e a vereador são veiculadas de segunda a domingo, ao longo das programações, das 5h à 0h. 

Como se observa o período de horário eleitoral encurtou. Nas últimas eleições municipais, em 2012, foram 45 dias de propaganda na TV e no rádio. Desta vez foram reservados apenas 35 dias. Além disso, em 2012 havia dois blocos diários de propaganda eleitoral, com duração de 30 minutos. Os candidatos a prefeito apareciam nas segundas, quartas e sextas, enquanto os candidatos a vereador se apresentavam nas terças, quintas e sábados. Esses blocos passaram a ter apenas 10 minutos, ou seja, 20 minutos a menos que antes, e são dedicados apenas aos candidatos a prefeito. Aparecerão todos os dias, inclusive domingo. Em compensação, os partidos passaram a ter mais tempo à sua disposição – 70 minutos –  para inserções de 30 a 60 segundos ao longo da programação. Desses 70 minutos, 42 serão para candidatos a prefeito e os outros 28, para candidatos a vereador.
 
Por sugestão de alguns candidatos, o jornal Leopoldinense submeteu à votação de seus leitores a seguinte enquete: A propaganda política do horário eleitoral pode definir o seu voto?

 

 

Link
Tags »
85 1% dos leitores dizem que propaganda política do horário eleitoral não define o seu voto? enquete enquetes
Notícias Relacionadas »
Comentários »