27/09/2016 às 08h19min - Atualizada em 27/09/2016 às 08h19min

Governo assina renovação de acordo para permanência de médicos cubanos

Atualmente, os profissionais cubanos preenchem mais de 60% das 18,2 mil vagas em todo o país

Agência Brasil
Brasília -  O secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, assinou nesta segunda-feira, 26 de setembro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Washington (Estados Unidos) o contrato que mantém, por mais três anos, a participação dos profissionais cubanos no Programa Mais Médicos.

A formalização do acordo foi efetivada durante a 55ª Reunião do Conselho Diretor da OPAS. A medida já havia sido anunciada na semana passada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo representante da Organização Pan-americana da Saúde no Brasil, Joaquín Molina.

Os médicos cooperados que completam três anos de atuação no Programa Mais Médicos serão substituídos por novos profissionais a partir de novembro, no entanto, vagas com potencial para atrair brasileiros serão ofertadas em editais a partir de 2017. 

Atualmente, os profissionais cubanos preenchem mais de 60% das 18,2 mil vagas em todo o país.

Para refrescar a memória
Cubanos do Programa Mais Médicos em Leopoldina
Os médicos cubanos Lázara Milagros Velasco Gomes, Marlene Muniz Tamaio e Oleski Savala, atendem ao Programa Saúde da Família em Leopoldina

Luiz Otávio Meneghite

A Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, retornou no dia 22/4/2014, de Belo Horizonte onde recepcionou em nome do prefeito José Roberto de Oliveira, três médicos cubanos integrantes do ‘Programa Mais Médicos’, para trabalhar em Leopoldina.

São duas mulheres e um homem, Lázara Milagros Velasco Gomes, Marlene Muniz Tamaio e Oleski Savala, que estão lotados em unidades básicas de saúde do Programa Saúde da Família. O jornal Leopoldinense apurou que todos os três já participaram de outras missões voluntárias em países como Venezuela e Angola. Em Leopoldina, os médicos cubanos não ocupam lugares de médicos brasileiros e suprem vagas onde se tem encontrado dificuldade de permanência de profissionais.
 
Na ocasião da chegada dos médicos cubanos a Leopoldina, a secretária Lúcia Gama contou ao jornal Leopoldinense que, o que ouviu dos três médicos durante a viagem para Leopoldina, a deixou entusiasmada. “É tudo o que sonhei para o Programa Saúde da Família em Leopoldina. Acredito, disse Lúcia, que a maior parte dos nossos problemas no setor serão resolvidos com esses profissionais”.

Na mesma ocasião, o Prefeito José Roberto também falou da chegada dos médicos cubanos: “É com grande satisfação que recebemos os três médicos, dentro do programa do Governo Federal e vamos dar toda assistência necessária, para o bom desempenho destes profissionais, priorizando cada vez mais, uma saúde melhor para os leopoldinenses”, finalizou.

Os médicos cubanos Lázara Milagros Velasco Gomes, Marlene Muniz Tamaio e Oleski Savala.
Crédito da foto: Kalon Moraes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »