18/10/2016 às 08h54min - Atualizada em 18/10/2016 às 08h54min

83% dos leitores aprovam a construção de um calçadão na parte alta da Tiradentes

Alguns não concordam e acreditam que muitos problemas surgirão com a possível criação de bares que poderão tirar a tranqüilidade das residências.

Luiz Otávio Meneghite

Rua 13 de Maio-Campinas, SP(Foto meramente ilustrativa)

Sempre fizemos questão de deixar claro que a maioria de nossas enquetes surgem de sugestões de nossos leitores, razão maior da existência do jornal. Elas chegam via facebook, e-mail, telefone e em contatos pessoais com o pessoal da redação. Ouvimos tais sugestões e sempre as acatamos. A opinião do leitor é sempre bem vinda.
 
No período que antecedeu às Eleições recebemos um telefonema do leitor Jorge Luis Alves Gomes, leopoldinense, hoje morando no Rio de Janeiro, onde estuda Relações Internacionais na UFRJ, campus Praia Vermelha, Urca. Ele apresentou uma sugestão de enquete que foi imediatamente acolhida.
 
Na opinião dele, “a construção de um calçadão na rua Tiradentes no trecho compreendido entre a Praça do Urubu e a rua Barão de Cotegipe seria de grande aceitação popular e abriria a possibilidade de geração de empregos, de melhora na economia local, e de mais uma área de entretenimento e lazer para a população de nossa querida cidade. Para as pessoas que possuem garagem, não seria muito inconveniente, pois estes trocariam uma garagem por um ponto comercial, sendo assim, não creio que seria grande problema convencê-los”, sugere o leitor.
 
No contato com o jornal, Jorge Luis também sugeriu que a chamada para a enquete fosse ilustrada com uma foto de calçadão já existente em outra cidade que se assemelhasse com a rua Tiradentes para que os leitores tivessem uma noção de como ficaria o local. Procuramos na internet e encontramos a fotografia do calçadão da rua 13 de Maio, em Campinas, Estado de São Paulo.
 

Com o resultado da enquete apontando que 83% dos 196 leitores aprovam a construção de um calçadão  na parte alta da rua Tiradentes, no trecho compreendido entre a Praça Juiz Gama Cerqueira, (a popular Praça do Urubú) e a rua Barão de Cotegipe, enviamos o resultado num  infográfico para a análise do leitor Jorge Luis, autor da idéia. Eis o que ele disse:

 
“Vivemos em tempos difíceis, e cabe a nós (população leopoldinense), juntamente com nossos governantes, já que participamos de um sistema chamado democracia, criar soluções para melhorar nossa qualidade de vida. Existem vários caminhos para alcançar esse objetivo, mas, acredito que a geração de empregos e o incentivo à economia local é peça fundamental. Com a aprovação de 83% dos leitores, a construção de um calçadão na rua Tiradentes é uma dessas soluções. Um estudo já feito anteriormente resultou na criação de 90 empregos diretos e mais de 200 indiretos. Sendo uma obra de fácil conclusão, pode ser feita rapidamente, com impacto mínimo e resposta quase que imediata. Em várias cidades ao redor de Leopoldina existem projetos similares que obtiveram enorme sucesso. O desenvolvimento  de áreas como essa, além de gerar empregos e investimentos (duas coisas que necessitamos em tempos de crise) embeleza nossa cidade possibilitando uma circulação mais agradável aos pedestres durante as compras e momentos de lazer. A enquete realizada claramente traduz o anseio popular, cabe agora aos governantes eleitos pela população uma resposta. Vivemos em tempos difíceis, mas antes de tudo num sistema democrático de direito”, conclui Jorge Luis.
 
O que pensam os 17% dos leitores que são contra o calçadão

Democraticamente, o jornal Leopoldinense procurou ouvir algumas pessoas que são contra a construção do calçadão naquela área e ouviu de dois moradores as suas justificativas. Um deles, que preferiu não se identificar, argumentou que antes do comércio, aquele trecho tinha em sua maioria residências e que os moradores deveriam ser ouvidos prioritariamente pelas autoridades antes de fazer qualquer tipo de intervenção no local. O segundo morador ouvido pelo jornal, também optou pelo anonimato mas manifestou o seu receio que surjam bares com música ao vivo nas imediações e tirem o sossego de quem já mora ali há muitos anos.
Rua Tiradentes na primeira metade do século XX(Acervo Espaço dos Anjos)

Link
Tags »
83% dos leitores aprovam a construção de um calçadão na parte alta da Tiradentes
Notícias Relacionadas »
Comentários »