19/10/2016 às 18h53min - Atualizada em 19/10/2016 às 18h53min

Prefeitura instala mais duas academias ao ar livre na cidade

Equipamentos de ginástica ampliam qualidade de vida dos moradores

Por Wendel Nogueira
A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, prossegue com os serviços de implantação das academias ao ar livre. Duas delas foram instaladas no bairro Eldorado. A outra, já instalada, fica no bairro Pirineus.

Com mais essas duas, são mais de 20 equipamentos do tipo instalados pela cidade e distritos – Praça Félix Martins, Bela Vista, Quinta Residência, São Cristóvão, Serra Verde, Limoeiro, Praça da Bandeira, São Martinho, Tebas, Providência, Ribeiro Junqueira e Abaíba.

As academias ao ar livre caíram no gosto dos leopoldinenses. Em alguns bairros, muitos populares fazem uso de determinados aparelhos, principalmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Localizadas em praças e espaços públicos, as academias têm o propósito de estimular a atividade física à população. Porém, os motivos que levam os leopoldinenses a frequentar esses espaços e a movimentar o corpo são vários, como cuidar da saúde, ter uma atividade saudável, prevenir uma futura enfermidade ou simplesmente para ficar de bem com o corpo.

O projeto da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo oferece à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados. Ao lado de cada academia, há um painel explicativo sobre cada aparelho e sua funcionalidade, bem como os cuidados que devem ser adotados ao usá-los.
De acordo com a Secretária de Esportes, Lazer e Turismo, Jussara Thomáz, o objetivo da instalação é melhorar a qualidade de vida da população local. “A academia era uma solicitação antiga dos moradores. Por meio dos equipamentos, estamos incentivando a prática de esportes, além do lazer para os moradores de todos os bairros”, afirma Jussara. 

Aparelhos

Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada, responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores. Também tem o simulador de cavalgada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; já no multiexercitador, são trabalhados pernas e braços, no desempenho de flexões.


 
(*) SMELT-Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »