27/10/2016 às 07h11min - Atualizada em 27/10/2016 às 07h11min

‘Seu Bernardo, o General’

Por Paulo Lúcio Carteirinho

O último dia de Bernardo nos Correios
O mais antigo funcionário dos Correios em atividade na cidade de Leopoldina, Bernardo Rodrigues Sobrinho,  se desligou da atividade no dia 10/10/2016. A data fala por si 10 do 10.  Afinal, Bernardo foi nota 10.

Foram 48 anos de serviços prestados aos Correios e à população leopoldinense. Bernardo, ou melhor, ‘Seu Bernardo’, iniciou na empresa no dia 25/01/1968. Outra data muito significativa, tendo em vista que no dia 25 de Janeiro é comemorado o dia do carteiro. Vale destacar que ‘Seu Bernardo’ iniciou na empresa como carteiro. Falando em coincidências de datas, em 1968, auge da Ditadura Militar,  foi promulgado o AI-5  pelo general Costa e Silva.  Devido a essa coincidência, costumava brincar com ‘Seu Bernardo’ o chamando de ‘General’. Inclusive,  toda vez que o via  batia  continência para ele.

‘Seu Bernardo’ foi um grande ‘General’. Mas até assumir esse posto ralou bastante nos Correios. Passou por diversos cargos. Como disse anteriormente, começou como ‘soldado’ (carteiro) - 1968 a 1973.Foram cinco anos de carteiro até ser promovido a ‘cabo’ (supervisor). ‘Seu Bernardo’ não tem boas recordações dessa promoção, tendo em vista que o curso foi realizado em Porto Alegre. Como todos sabem, é uma região muito fria. O curso durou seis meses. Sendo que boa parte foi no inverno.  Como ‘Seu Bernardo’ sofreu com o frio! Ficou traumatizado. Adorava contar as histórias do que fazia para espantar o frio. Gostava de contar também de uma brincadeira entre os participantes do curso, que jogavam purrinha,  onde o perdedor ficava  responsável por sair do hotel, naquela friagem,  para comprar o lanche para a  turma.  ‘Seu Bernardo’ conta que nunca perdeu uma partida.

Com a aprovação no curso, a partir de 1973 passou a ser chefe da Agência. A princípio assumiu a Agência de Rio Preto (JF). Em seguida, passou a ser chefe da Agência de Leopoldina. Não demorou muito e  foi promovido novamente. Passando para ‘Sargento’ (Técnico Postal Junior). Dessa vez gostou do curso, tendo em vista que foi em  Recife. Seis meses de sol e praia.

Aprovado no curso, a partir de 1976 passou  a ser  responsável pela Zona Postal. Ficando responsável por quase todas as cidades da  nossa  região. De Ubá a  Carangola. De Carangola a  Além Paraíba. Em relação a chefia da Zona Postal, ‘Seu Bernardo’ brincava dizendo que já foi ‘Chefe de Zona’.

A irreverência era marca dele. Conseguia ser sério e ao mesmo tempo irreverente. Tem hora que não sabia se ele estava falando sério ou brincando. Se estava chamando atenção ou tirando um sarro. Era um chefe rígido – estilo da época devido a Ditadura Militar – mas ao mesmo tempo gente boa. Reza a lenda que conseguiu impedir diversas demissões de colegas e até mesmo retirar da cadeia um funcionário que se envolveu numa briga. Essa história da cadeia ele adorava contar. Segundo ele, na parte da manhã recebeu um telefonema dizendo que um funcionário seu estava preso devido ter se envolvido numa confusão com a polícia durante a madrugada. Na época da Ditadura Militar qualquer confusão era motivo para ser preso.    ‘Seu Bernardo’ foi na delegacia e convenceu o delegado a soltar o funcionário, dizendo que ele era trabalhador e que precisava dele para  entregar cartas. Caso continuasse preso, a população seria prejudicada. Ficando sem receber as correspondências.

As promoções continuaram com o decorrer do tempo. Só não foram mais adiante pois ‘Seu Bernardo’ não queria sair de  Leopoldina. Vale destacar que temos caso de funcionário de Leopoldina que atualmente ocupa cargo em  Brasília. Mas ‘Seu Bernardo’ preferiu ficar perto da família e dos amigos.
Com o passar do tempo foi se afastando da parte administrativa. Dando espaço para os mais novos. Mas para muitos, clientes e funcionários, ele era o eterno chefe. O ‘General’.

Mas agora, o ‘General’   foi para a  reserva.Vai aproveitar sua aposentadoria. A população de Leopoldina e os funcionários dos Correios agradecem ao ‘Seu Bernardo’ por tudo que fez pela empresa e pela cidade.  O amor que ele tem pela empresa e por Leopoldina é algo fantástico. Inspira os mais novos.

 O resultado não poderia ser outro. No primeiro semestre desse ano, o Centro de Distribuição (CDD) Leopoldina ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Operacional (IDO), da Macrorregião de Operações 3.  Ou seja, os Correios de Leopoldina é a melhor unidade da região de Juiz de Fora.

Dedicamos esse prêmio ao ‘Seu Bernardo’. Afinal,  ele contribuiu muito para que os Correios de Leopoldina se tornasse uma unidade de qualidade. Que ‘Seu Bernardo’ aproveite sua aposentadoria. Mas que retorne sempre que possível ao Quartel General (Correios) para rever sua tropa.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »