Exposição “Ouro de Minas” será aberta na próxima quarta, 20/03 na Casa de Leitura

20/03/2019 - 15/11/2019

Quando os bandeirantes, em meados no Séc. XVII encontram evidências de ouro e de algumas pedras consideradas preciosas, dá-se o início de um grande movimento político, econômico, social e cultural no Brasil. Uma verdadeira “corrida ao ouro” acontece grandes contingentes de pessoas migram para as regiões consideras ricas nesses minérios. O Brasil passa, então, a viver um novo ciclo onde as riquezas que o solo de uma faixa que abrangia os atuais estados de Mato Grosso, Goiás e Minas, modifica todo o sistema econômico até então vigente e, sobretudo, as relações desta colônia com Portugal.

A maioria das cidades, assim chamadas, históricas de Minas Gerais se desenvolveram sobretudo da riqueza proveniente da mineração. O ouro e os diamantes, tão abundantes na região de Vila Rica, Sabará, São João del Rei e Vila do Príncipe não apenas sustentaram o fausto da corte e pagaram grandes dívidas de Portugal, mas ajudaram a criar uma noção de pertencimento nos colonos que aqui viviam, alimentando sonhos de autonomia que têm seu maior exemplo nas motivações da Inconfidência mineira.

Como as demais exposições anteriormente apresentadas pela Casa de Leitura, OURO DE MINAS propõe-se a ser um possível suporte didático e tem como objetivo despertar o interesse em jovens e adultos na história da formação sócio, econômica e cultural do Brasil através de espaços lúdicos criados para resgatar imagéticamente esse importante período da nossa história.

Com o Patrocínio da ENERGISA através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Apoio da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, OURO DE MINAS abre na quarta-feira, dia 20 de março e vai até o dia 01 de junho de 2019 com estrada franca e censura livre.

Horário: De segunda a sexta, das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas Sábados: das 8:00 às 11:00 horas.

Não abre aos domingos e feriados.

Escolas, grupos e clubes de serviço devem solicitar o agendamento das visitas pelo e-mail:casadeleitura@gmail.com
Link
Próximos Eventos »
Comentários »