Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia - Cortejo de Violeiros

26/07/2019 - 15/11/2019

Fernanda Espíndola
 
Entre os dias 24 e 28 de julho, a charmosa Piacatuba se transformará mais uma vez na capital nacional da viola e promete ser o destino de milhares de turistas amantes da boa música e da culinária mineira. Em 2019, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia chega a sua 16ª edição e desde então mantém o objetivo inicial do projeto: criar espaço para a reunião de artistas de renome nacional e novos talentos da música de raiz. “A ideia é trocar experiências, fortalecer a viola brasileira, fazer arte e cultura. A expectativa é de um grande público", explica Maria Lúcia Braga, produtora e organizadora do evento.

Durante cinco dias, entre ruas de pedras e um belo casario do final do século XIX, Piacatuba abrigará num mesmo espaço música, arte, gastronomia e uma variada programação cultural para todas as idades. O evento é gratuito e nas últimas edições atraiu mais de 30 mil pessoas ao distrito de Leopoldina. Além das tradicionais mostras regional e nacional, que definirão os campeões do Concurso de Viola em 2019, o Festival de Piacatuba mais uma vez receberá uma diversidade de artistas.

Desde os já consagrados e conhecidos do público como Geraldo Azevedo, Miltinho Edilberto e João Ormond, passando por Chico Lobo, Dudu Viana e Jefferson Gonçalves, subirão também ao palco de Piacatuba o mineiro Ronaldo Tobias, vencedor do Festival em 2018 e que este ano se apresentará pela primeira vez como artista convidado; além de jovens artistas leopoldinenses: Thaylllis Carneiro, que fará sua estreia no Festival ao lado da Banda Carmim; e a banda Rodrigo D’ Sá & Os Serafins, que se apresentará pela segunda vez em Piacatuba.

As inscrições para a 16ª edição do Concurso de Viola, que este ano distribuirá R$ 29 mil em premiações, estão abertas até o dia 20 de junho. Candidato deve se inscrever gratuitamente através do site www.festivaldepiacatuba.com.br. Basta preencher um formulário e enviar o arquivo da música, obrigatoriamente em MP3. Também serão aceitas inscrições via correio, desde que sejam postadas até a data limite (20 de junho). Para isso, o candidato deve preencher a ficha que está disponível no site e enviá-la para Rua José Furtado de Mendonça, 146, Piacatuba- MG, CEP 36.708-000.
 
O regulamento mantém a tradição de exigir apenas um critério básico: o candidato deverá privilegiar a música de raiz ou regional e se apresentar sem qualquer ajuda de instrumento eletrônico. O concurso será disputado em duas mostras: nacional e regional, e cada compositor poderá inscrever apenas uma música. O regulamento completo está no site do Festival: www.festivaldepiacatuba.com.br
 
Produzido por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa e pelo Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Unimed, Sol e Neve, Academia Top Fit, Molé Fotografia e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
 
Programação


Dia 24- quarta-feira

 
Thayllis Carneiro e Banda Carmim  
Dudu Viana  
Geraldo Azevedo  

 
Dia 25- quinta-feira


 
Ronaldo Tobias  
Chico Lobo  

 
Dia 26- sexta-feira


 
Cortejo dos violeiros  
Etapa Regional e Nacional de Viola  
João Ormond  

 
Dia 27- sábado

 
Rodrigo de Sá e os Serafins  
Jefferson Gonçalves  
Miltinho Edilberto  

 
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Festival
Fernanda Espíndola
fernandaguimaraesespindola@hotmail.com
Link
Próximos Eventos »
Comentários »