O Cantinho Musical coloca em evidência neste artigo dois compositores e cantores que contribuíram e contribuem muito para enriquecimento de nosso cancioneiro com suas maravilhosas composições e suas interpretações inconfundíveis e agradáveis : “ MORAES MOREIRA e ALCEU VALENÇA “ .
Primeiramente exporemos a trajetória artística de Moraes Moreira . Antonio Carlos Moreira Pires , nasceu em Ituaçu Bahia no ano de 1947 . Compositor, cantor e violonista , começa na música ainda adolescente, tocando sanfona de 12 baixos. Com 19 anos, muda-se para Salvador com o intuito de fazer o curso de medicina, mas vai estudar música no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia . Ex-integrante do grupo Novos Baianos e que hoje segue carreira solo. Saiu em carreira solo no ano de 1975, e desde então já lançou mais de 20 discos. Na sua carreira solo , destacou-se como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar, e lançou diversos sucessos de músicas de carnaval, no que se convencionou chamar de "frevo trieletrizado".
Começaremos com apresentação de alguns sucessos de Moraes Moreira selecionados com muito carinho para que os leitores-ouvintes possam identificar o cantor e suas canções .
Abriremos nossa seleção com uma canção que foi sucesso na voz de cantores de primeira grandeza da nossa MPB . Moraes Moreira e Abel Silva compuseram uma música que retrata , com muitos detalhes , as características das festas juninas , com suas canções típicas e a tranquilidade que ocorria durante os festejos dessa reunião folclórica contribuindo , com uma visão musical , para o conhecimento cultural de nosso povo : “ FESTA DO INTERIOR “ . [ “ / Fagulhas, pontas de agulhas / Brilham estrelas de São João / Babados, xotes e xaxados / Seguram as pontas meu coração / Bombas na guerra-magia / Ninguém matava, ninguém morria / Nas trincheiras da alegria / O que explodia era o amor / ( 2 X ) / Ardia aquela fogueira que me esquenta / A vida inteira eterna é a noite / Sempre a primeira / Festa do Interior ( 2 X ) / . “ ] .
Em parceria com Dodô e Oscar , compuseram uma canção que empolga no período de carnaval a trajetória dos trios elétricos na Bahia . A música apresenta um tema em que há uma imensa vontade de encontrar a pessoa amada através de uma carta, deixando a cargo dessa procura amorosa a um “ POMBO CORREIO “ . [ “ / Pombo correio voa depressa / E esta carta leva para o meu amor / Leva no bico que eu aqui fico esperando / Pela resposta prá saber se ela ainda gosta de mim / Pombo correio se acaso um desencontro / Acontecer não perca nem um só segundo / Voar o mundo se preciso for / O mundo voa mas me traga uma notícia boa / Pombo correio voa ligeiro / Meu mensageiro e essa mensagem de amor / Leva no bico que eu aqui fico cantando / Que é pra espantar essa tristeza / Que a incerteza que o amor traz / Pombo correio nesse caso eu lhe conto / Por estas linhas a que ponto quer chegar / Meu coração o que mais gosta, / voltar pra mim seria a melhor resposta / . “ ] .
Moraes Moreira e Fausto Nilo compuseram esta canção que é a verdadeira cadência acelerada dos frevos carnavalescos que representam o símbolo do prazer exposto no ritmo da música , assomado com a sensualidade da menina que desfila no “ BLOCO DO PRAZER “ . [ “ / Vem meu amor feito louca / Que a vida tá curta / E eu quero muito mais / Mais que essa dor que arrebenta / A paixão violenta / Oitenta carnavais / Pra libertar meu coração / Eu quero muito mais / Que o som da marcha lenta / Eu quero um novo balance / E o bloco do prazer / Que a multidão comenta / Não quero oito e nem oitenta / Eu quero o bloco do prazer / E quem não vai querer? / Mamã mamãe eu quero sim / Quero ser mandarim / Cheirando gasolina / Na fina flor do meu jardim / Assim como carmim / Da boca das meninas / Que a vida arrasa e contamina / O gás que embala o balance / Vem meu amor feito louca / Que a vida tá curta / E eu quero muito mais / Mais que essa dor que arrebenta / A paixão violenta / Oitenta carnavais / . “ ] .
Neste belo frevo composto por Moraes Moreira e Matias DaRocha , há uma mistura de ritmo , de origem e de povo que alavanca , com enorme alegria e resistência física , o percurso emocionante e cativante dos trens elétricos que simbolizam a folia baiana , impulsionada agora pela cadência de um frevo : “ VASSOURINHA ELÉTRICA “ . [ “ / Varre, varre, varre vassourinhas / Varreu um dia as ruas da Bahia / Frevo, chuva de frevo e sombrinhas / Metais em brasa, brasa, brasa que ardia / Varre, varre, varre vassourinhas / Varreu um dia as ruas da Bahia / Abriu alas e caminhos pra depois passar / O trio de Armandinho, Dodô e Osmar (bis) / E o frevo que é pernambucano, ui, ui, ui, ui / Sofreu ao chegar na Bahia, ai, ai, ai, ai / Um toque, um sotaque baiano, ui, ui, ui, ui / Pintou uma nova energia, ai, ai, ai, ai / Desde o tempo da velha fubica, hahahahaha... / Parado é que ninguém mais fica / É o frevo, é o trio, é o povo / É o povo, é o frevo, é o trio / Sempre junto fazendo o mais novo (bis) / Carnaval do Brasil / . “ ] .
Mais um belo sucesso de Moraes Moreira em que ele rotula sua amada em uma expressão altamente afetiva construída com um diminutivo amoroso e manifestando um desejo de estar com a : “ PRETA PRETINHA “ . [ “ / Lá Iá lá lá Iá, lá lá lá Iá, lá Iá / Preta, preta, pretinha (4x) / Enquanto eu corria, assim eu ia / Lhe chamar enquanto corria a barca / Lhe chamar enquanto corria a barca / Por minha cabeça não passava / Só, só, somente só / Assim vou lhe chamar, assim você vai ser / Só, só, somente só / Assim vou lhe chamar, assim você vai ser / Só, só, somente só / (BIS) / Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer / Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer / Eu sou um pássaro que vivo avoando / Vivo avoando sem nunca mais parar / Ai, ai saudade não venha me matar (4x) / . “ ] .
A partir de agora abriremos espaço para os grandes sucessos consagrados na preferência de um público fiel às suas canções : “ ALCEU VALENÇA “ .
Alceu Paiva Valença, nascido na cidade de São Bento do Una, nasceu do dia 1 de julho de 1946. O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. É considerado um artista que atingiu maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas com o universo dos sons elétricos da música pop. Influenciado pelos negros maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope montada nas costas do rock and roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Por conta disso, conseguiu dar nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada e repentes cantados com bases rock'n'roll. Sua música e seu universo temático são universais, mas a sua base estética está fincada na nordestinidade.
Podemos agora iniciar a pequena seleção feita em um verdadeiro tesouro musical de lindas manifestações poéticas de ALCEU VALENÇA .
Começaremos apresentar , após nossa triagem , uma canção que foi sucesso na bela interpretação de Alceu Valença . O tema expressa uma imensa expectativa na espera de alguém muito amada , em uma linguagem metafórica que acrescenta um toque belo de poesia , manifestando a sua chegada em : “ ANUNCIAÇÃO “ . [ “ / Na bruma leve das paixões que vêm de dentro / Tu vens chegando pra brincar no meu quintal / No teu cavalo peito nu cabelo ao vento / E o sol quarando nossas roupas no varal / Tu vens, tu vens / Eu já escuto os teus sinais / A voz de um anjo sussurrou no meu ouvido / E eu não duvido já escuto os teus sinais / Que tu virias numa manhã de domingo / Eu te anuncio nos sinos das catedrais / . “ ] .
Alceu Valença e Vicente Barreto compuseram esta canção que garantiu grande sucesso na preferência musical . Utilizando um processo linguístico de comparação temática , o poema estabelece uma relação de identidade entre os sabores frutíferos com a mais perfeita essência sensual da “ MORENA TROPICANA “ . [ “ / Da manga rosa quero o gosto e o sumo / Melão maduro sapoti juá / Jabuticaba teu olhar noturno / Beijo travoso de umbu-cajá / Pele macia ai carne de caju / Saliva doce doce mel mel de urucu / Linda morena fruta de vez temporana / Caldo de cana-caiana / Vem te desfrutar / Linda morena fruta de vez temporana / Caldo de cana-caiana / Vou me desfrutar / Morena tropicana / Eu quero teu sabor / . “ ] .
Alceu Valença compôs esta canção , expressando com muita simplicidade um conteúdo sentimental que tem como essencial , na manifestação lírica do amor , um “ CORAÇÃO BOBO “ . [ “ / Meu coração tá batendo / Como quem diz não tem jeito / Zabumba, bumba esquisito / Batendo dentro do peito / Teu coração tá batendo / Como quem diz não tem jeito / O coração dos aflitos / Batendo dentro do peito / Coração bobo, coração bola / Coração balão, coração São João / A gente se ilude dizendo / Já não há mais coração / . “ ] .
Todos nós sabemos que o verão é a estação do ano que se caracteriza por vários fatores que embelezam a natureza . Nesta canção , Alceu Valença abusa nos ornamentos poéticos para identificação , em linguagem figurada , dos momentos de prazer e traços de embelezamento expressos na “ ESTAÇÃO DA LUZ “ . [ “ / Lá vem chegando o verão / No trem da estação da luz / É um pintor passageiro colorindo o mundo inteiro / Derramando seus azuis lá vem chegando o verão / Lá vem chegando o verão / No trem da estação da luz / Com seu fogo de janeiro colorindo o mundo inteiro / Derramando seus azuis pintor chamado verão / Tão nobre é sua aquarela papoulas vermelhas / A rosa amarela o verde dos mares / As cores da terra me faz bem moreno / Para os olhos dela / . “ ] .
Maravilhosa a linha poética desta canção em que Alceu Valença expressa todo um processo de construção para demonstrar uma grande segurança diante da vida e do amor , não se abalando com um possível “ AGALOPADO “ . [ “ / Quando eu canto o seu coração se abala / Pois eu sou porta-voz da incoerência / Desprezando seu gesto de clemência / Sei que meu pensamento lhe atrapalha / Cego o sol seu cavalo de batalha / E faço a lua brilhar no meio-dia / Tempestade eu transformo em calmaria / E dou um beijo no fio da navalha / Pra dançar e cair nas suas malhas / Gargalhando e sorrindo de agonia / Se acaso eu chorar não se espante / O meu riso e o meu choro não têm planos / Eu canto a dor, o amor, o desengano / E a tristeza infinita dos amantes / Don Quixote liberto de Cervantes / Descobri que os moinhos são reais / Entre feras, corujas e chacais / Viro pedra no meio do caminho / Viro rosa, vereda de espinhos / Incendeio esses tempos glaciais / . “ ] .
O Cantinho Musical encerra a apresentação desses dois astros da MPB que contribuíram e ainda contribuem com suas peças musicais compostas dentro de um espaço poético que remove sentimentos de base cultural através de suas belas canções .
“ A MÚSICA É UM MEIO DE DIVULGAÇÃO EXTENSIVA DE CONHECIMENTOS VARIADOS QUE SÃO PRESERVADOS NA MEMÓRIA DAS PESSOAS . DENTRE TODOS OS SABERES , MANIFESTADOS NAS CANÇÕES , HÁ UM RETRATO DESCRITIVO , POR MEIOS DE PALAVRAS POÉTICAS , DA CULTURA REGIONAL DE UM POVO . MORAES MOREIRA E ALCEU VALENÇA , COMO BONS NORDESTINOS , CONSTROEM ESSES MARAVILHOSOS CENÁRIOS EM COR LOCAL EXPRESSOS CRIATIVAMENTE EM SUAS OBRAS MUSICAIS . “