O Cantinho Musical apresentará neste artigo um verdadeiro rótulo feminino dos cantos nordestinos , com sua afinação na voz , com o genuíno sotaque do Nordeste , com uma vitalidade invejosa e , finalmente , com uma simpatia que deixa boquiaberto todos os que curtem as apresentações musicais dessa fabulosa cantora: “ ELBA RAMALHO “ .
Elba Maria Nunes Ramalho , conhecida como Elba Ramalho, nasceu em Conceição do Vale do Piancó, no interior da Paraíba, no dia 17 de agosto de 1951. Revelada em meados dos anos 70, no fluxo migratório que trouxe talentos nordestinos para o Sul do Brasil, Elba Maria Nunes Ramalho nada mais fez do que reafirmar a veia nordestina que salta em toda sua discografia , ao dividir em 2005 um CD com o compositor e sanfoneiro Dominguinhos . Criada entre os baiões de Luiz Gonzaga e os pastoris (manifestação folclórica da cultura nordestina), a artista abraçou o rock em seus primeiros passos na música. Elba acabou se tornando a voz do Nordeste que ecoaria em todo o Brasil . Com sua voz estridente e um domínio de palco, em 1978 foi convidada para participar da primeira montagem da peça “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, ao lado de Marieta Severo. A peça Ópera do Malandro foi lançada numa época em que a poética de Chico Buarque estava "afiadíssima". Elba Ramalho foi presença de grande destaque, o que impulsionou a carreira de atriz e cantora. A partir de então, o sucesso apareceu de forma gradual, embora ela própria considere que o teatro esteja presente em todos os espetáculos, sendo o grande responsável pela força cênica peculiar. O repertório se manteve eclético durante todo esse tempo, trazendo canções típicas do nordeste brasileiro e baladas românticas .
Passemos agora para uma simplificada apresentação de canções que se tornaram imensos sucessos na interpretação de ELBA RAMALHO .
Iniciaremos a triagem feita na galeria musical de Elba com uma canção em que Chico Buarque expressa liricamente a alma feminina , demonstrando todos os aspectos que caracterizam um sentimento amoroso e sensual , o que impulsionou todas as cenas da peça “ Ópera do Malandro “ e que se perpetuou na bela interpretação de Elba Ramalho : “ O MEU AMOR “ . [ “ / O meu amor / Tem um jeito manso que é só seu / E que me deixa louca / Quando me beija a boca / A minha pele toda fica arrepiada / E me beija com calma e fundo / Até minh'alma se sentir beijada / O meu amor / Tem um jeito manso que é só seu / Que rouba os meus sentidos / Viola os meus ouvidos / Com tantos segredos / Lindos e indecentes / Depois brinca comigo / Ri do meu umbigo / E me crava os dentes / Eu sou sua menina, viu? / E ele é o meu rapaz / Meu corpo é testemunha / Do bem que ele me faz / O meu amor / Tem um jeito manso que é só seu / De me deixar maluca / Quando me roça a nuca / E quase me machuca / Com a barba mal-feita / E de pousar as coxas / Entre as minhas coxas / Quando ele se deita / O meu amor / Tem um jeito manso que é só seu / De me fazer rodeios / De me beijar os seios / Me beijar o ventre / E me deixar em brasa / Desfruta do meu corpo / Como se o meu corpo / Fosse a sua casa / . “ ] .
A canção seguinte, composta por Dominguinhos e Nando Cordel e interpretada por Elba , retrata uma visão altamente sentimental pela imensa satisfação com o retorno junto à pessoa amada , manifestando , em cada verso , imagens figurativas de grande emoção com a proximidade de uma paixão : “ DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGO “ . [ “ / Estou de volta pro meu aconchego / Trazendo na mala bastante saudade / Querendo / Um sorriso sincero, um abraço, / Para aliviar meu cansaço / E toda essa minha vontade / Que bom, / Poder tá contigo de novo, / Roçando teu corpo e beijando você, / Pra mim tu és a estrela mais linda / Seus olhos me prendem, fascinam, / A paz que eu gosto de ter. / É duro, ficar sem você / Vez em quando / Parece que falta um pedaço de mim / Me alegro na hora de regressar / Parece que eu vou mergulhar / Na felicidade sem fim / . “ ] .
António Barros e Cecéu compuseram uma canção onde simboliza o coração como divisor entre o sofrimento e o prazer de amar , usando , durante a música , um recurso onomatopaico expresso pelo órgão símbolo da paixão : “ BATE CORAÇÃO “. [ “ / Bate, bate, bate coração / Dentro desse velho peito / Você já está acostumado / A ser maltratado, a não ter direitos / Bate, bate, bate coração / Não ligue, deixe quem quiser falar / Porque o que se leva dessa vida, coração / É o amor que a gente tem pra dar / Porque o que se leva dessa vida, coração / É o amor que a gente tem pra dar / Oi, tum, tum, bate coração / Oi, tum, coração pode bater / Oi, tum, tum, tum, bate coração / Que eu morro de amor com muito prazer / ( BIS ) / As águas só deságuam para o mar / Meus olhos vivem cheios d'água / Chorando, molhando meu rosto / De tanto desgosto me causando mágoas / Mas meu coração só tem amor, amor / Era mesmo pra valer / Por isso a gente pena sofre e chora coração / E morre todo dia sem saber / ( BIS ) / Oi, tum, tum, bate coração / Oi, tum, coração pode bater / Oi, tum, tum, tum, bate coração / Que eu morro de amor com muito prazer / . “ ] .
Carlos Fernando compôs um animado frevo que recebe mais vida e uma carga melódica na voz de Elba Ramalho , demonstrando, em sua trajetória poética , todo ensinamento do prazer e da paixão nos pequenos detalhes expressos na canção “ BANHO DE CHEIRO “ . [ “ / Eu quero um banho de cheiro / Eu quero um banho de lua / Eu quero navegar / Eu quero uma menina / Que me ensine noite e dia / O valor do bê-a-bá / O bê-a-bá dos seus olhos / Morena bonita da boca do rio / O bê-a-bá das narinas do rei / O bê-a-bá da Bahia / Dançando alegria / Magia, magia, nos filhos de Gandhi / No bê-a-bá dos baianos / Que charme bonito, foi o santo que deu / No bê-a-bá do senhor do Bonfim / No bê-a-bá do sertão / Sem chover, sem colher / Sem comer, sem lazer, / O beabá do Brasil / . “ ] .
Uma música que fez grande sucesso na voz de Elba , fruto de uma bela composição de Luiz Gonzaga , expressa carinhosamente um convite à dança para ser apreciada em cada movimento que transforma o comportamento das pessoas através dos sentimentos observados no ritmo da canção e nos remelexos da dançarina : “ VEM , MORENA “ . [ “ / Vem, morena, pros meus braços / Vem, morena, vem dançar / Quero ver tu requebrando / Quero ver tu requebrar / Quero ver tu remexendo / No resfulego da sanfona / Inté o sol raiar / Esse teu fungado quente / Bem no pé do meu pescoço / Arrepia o corpo da gente / Faz o véio ficar moço / E o coração de repente / Bota o sangue em arvoroço / Esse teu suor sargado / É gostoso e tem sabor / Pois o teu corpo suado / Com esse cheiro de fulo / Tem um gosto temperado / Dos temperos do amor / . “ ] .
Com um toque bem melodioso e emocional , Elba Ramalho interpreta uma bela canção composta por Luiz Gonzaga e Zé Dantas que versa sobre a procura da pessoa amada , simbolizando a missão a um pássaro para descobrir o paradeiro de sua paixão : “ SABIÁ “ . [ “ / A todo mundo eu dou psiu / Perguntando por meu bem / Tendo o coração vazio / Vivo assim a dar psiu / Sabiá, vem cá também / Tu que andas pelo mundo, sabiá / Tu que tanto já voou, sabiá / Tu que cantas passarinho, sabiá / Alivia a minha dor / Tem pena d'eu / Sabiá / Diz por favor / Sabiá / Tu que cantas passarinho (pelo mundo) / Sabiá / Alivia minha dor / Sabiá meu amor / . “ ] .
Encontramos no sentido desta canção , composta por Dominguinhos e Nando Cordel e interpretada por Elba Ramalho , um perfeito conceito sobre SAUDADE com figuras de linguagem que reforçam o lirismo em cada verso codificado neste termo tipicamente originário da língua portuguesa , tudo isso torna-se “ GOSTOSO DEMAIS “ [ “ / Tô com saudade de tu, meu desejo / Tô com saudade do beijo e do mel / Do teu olhar carinhoso / Do teu abraço gostoso / De passear no teu céu / É tão difícil ficar sem você / O teu amor é gostoso demais / Teu cheiro me dar prazer / Quando estou com você / Estou nos braços da paz / Pensamento viaja / E vai buscar meu bem-querer / Não dá prá ser feliz, assim / Tem dó de mim / O que eu posso fazer. / . “ ] .
Ainda composta por Luiz Gonzaga , Elba dá uma interpretação emotiva e criativa em uma canção que trata do comportamento desejoso de uma jovem encontrar seu amor , fato comum da própria idade , entretanto deixa o pai muito preocupado com as atitudes da filha : “ XOTE DAS MENINAS “ . [ “ / Mandacaru quando fulôra na seca / É o sinal que a chuva chega no sertão / Toda menina que enjoa da boneca / É sinal que o amor já chegou no coração / Meia comprida, não quer mais sapato baixo / Vestido bem cintado não quer mais vestir timão / Ela só quer só pensa em namorar / Ela só quer só pensa em namorar / Ela só quer só pensa em namorar / Ela só quer só pensa em namorar / De manhã cedo, já tá pintada / Só vive suspirando, sonhando acordada / O pai leva ao doutô / A filha adoentada / Não come, não estuda, não dorme, não quer nada / Mas o doutô nem examina / Chamando o pai de lado / Lhe diz logo em surdina / O mal é da idade / E que pra tal menina / Não há um só remédio em toda a medicina / . “ ] .
Apresentaremos agora uma música que é a imagem de um baile onde o forró alegra os que estão presentes . Composta por Jackson Do Pandeiro e Kaka Do Asfalto e com um lindo toque de felicidade musical , Elba toma conta de todo ambiente alegrando todos que arrastam pé conduzidos pelo ritmo alucinante e quente do forró produzido “ NO SOM DA SANFONA “ . [ Ouvi o toque da sanfona me chamar / Ouvi o toque da sanfona me chamar / Um sanfoneiro bem maneiro / Puxa o fole / Folia a noite inteira / Até o dia clarear / O cabra vem se aconchegando / Se relando / Quando o pagode esquenta / Ninguém quer sair de lá / Êta pagode que tá bom / Que tá danado / Morena aqui do lado / Faz o boneco chorar / Chora num chora / Morena disse que chora / No som de uma viola / Faz o corpo balançar / Quem é sambeiro, batuqueiro, forrozeiro / Tem privilégio agora / Soçaite particular / Agora toda classe alta / Quer xaxá / Forró de brasileiro / Chegou em todo lugar / . “ ] . Dominguinhos e Gilberto Gil compuseram uma pequena canção que se avolumou na voz de Elba Ramalho .
O tema versa sobre a necessidade de um amor para ter fim todo sofrimento e que traga de volta a alegria da vida : “ EU SÓ QUERO UM XODÓ “ . [ “ / Que falta eu sinto de um bem / Que falta me faz um xodó / Mas como eu não tenho ninguém / Eu levo a vida assim tão só / Eu só quero um amor / Que acabe o meu sofrer / Um xodó pra mim / Do meu jeito assim / Que alegre o meu viver / . “ ] .
Finalizando esta bela amostra musical interpretada por Elba Ramalho , selecionamos um clássico da música nordestina cercada pelas lendas , motivadas por sua autoria . Enquanto uns dizem que se trata de um tema popular, os mais antigos afirmam que teria sido feita pelo próprio Lampião , inspirado na figura de sua avó, uma exímia da arte de fazer rendas. O fato é que a referida canção foi muito cantada nos sertões nordestinos no tempo do rei do cangaço. É uma das mais famosas canções folclóricas da música brasileira : “ MULHER RENDEIRA “ . [ “ / Olê muié rendera / Olê muié rendá / Tu me ensina a fazê renda / Que eu te ensino a namorá / Lampião desceu a serra / Deu um baile em Cajazeira / Botou as moças donzelas / Pra cantá muié rendera / As moças de Vila Bela / Não têm mais ocupação / Se que fica na janela / Namorando Lampião / . “ ] . O Cantinho Musical , aprovando e respeitando todas as execuções interpretadas por Elba Ramalho , julga que a triagem feita , cuidadosamente, nas maravilhosas canções representadas pela cantora agrade a todos que tecem com satisfação ouvir suas músicas com imenso prazer !
“ A MÚSICA É UM VEÍCULO DE GRANDE IMPORTÂNCIA , PORQUE EXPRESSA UMA FUNÇÃO NOBRE MANIFESTADA NO RETRATO DA VIDA ! ALÉM DE TODOS OS VALORES QUE AS CANÇÕES TRADUZEM E DESCREVEM , HÁ UMA SUBLIME EXTERIORIZAÇÃO QUE DEMONSTRA UM CENÁRIO REGIONALISTA . ELBA RAMALHO RETRATA , COM EXATIDÃO E AMOR , UMA BELA FOTOGRAFIA DO NORDESTE !! “